NOTÍCIAS



Unidade Santa Lúcia conquista ISO 9001:2015 e confirma excelência em Ortopedia em Minas Gerais

3 de Março de 2020

Apresentação oficial do resultado foi realizada no último dia 23 de janeiro e contou com a participação de membros do Conselho, da Diretoria e de colaboradores.

A Unidade Santa Lúcia do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF), referência em Ortopedia em Minas Gerais e no Brasil, conquistou, em dezembro de 2019, a Certificação ISO 9001:2015, concedida pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normatização, em português). A norma define os requisitos para sistemas de gestão da qualidade nas empresas, com o objetivo de garantir os padrões de excelência, buscando a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho e dos processos. A apresentação do certificado à equipe de colaboradores aconteceu no último dia 23/01, na própria Unidade, e contou com a presença de membros do Conselho e da Diretoria da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA).

O trabalho em busca da Certificação teve início em 2013, quando o CHSF estruturou o setor de Qualidade e começou a desenhar os processos junto a todas as áreas da instituição que depois foram alinhados à Governança Clínica. Contando com o envolvimento e empenho dos gestores e funcionários, a Unidade Santa Lúcia realizou as melhorias necessárias, ao longo dos anos, e conseguiu a indicação para a certificação, após a auditoria final, realizada no final de 2019. “Essa conquista tem uma enorme representatividade tanto para a Unidade quanto para todo o Complexo Hospitalar São Francisco. É uma forma de colhermos cada vez mais os frutos daquilo que plantamos: a excelência no cuidar, no tratar e no gerenciar e fazer com que essa gestão tenha um olhar de acolhida para todos os nossos pacientes”, avaliou o Presidente do Conselho Curador da FHSFA, Diácono Paulo Taitson, durante a apresentação da certificação.

Já o Diretor-Presidente do Conselho Diretor da FHSFA, Gonçalo de Abreu Barbosa, ressaltou a importância da coletividade na conquista da ISO e do comprometimento de todos os envolvidos no processo. “É impossível alcançar um resultado dessa magnitude se não for por meio do trabalho em equipe. Ter a qualidade reconhecida por uma organização internacional não é um presente, é a consequência de muito esforço e muito entusiasmo. Agora, vamos partir para conquistas maiores, porque queremos ser melhores a cada dia. Estamos no caminho certo”, atestou o Diretor-Presidente.

 

Melhoria dos processos e da assistência

Na prática, a obtenção da Certificação ISO 9001:2015 significa mais qualidade na gestão dos processos e, consequentemente, na assistência oferecida aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), fatores que também colocam o CHSF ainda mais em evidência no cenário da saúde em Minas Gerais e no Brasil. Foi o que explicou a Gerente Administrativa-Assistencial da Unidade Santa Lúcia, Anna Beatriz Monteiro. “A chancela da ISO representa a melhoria da nossa gestão, a otimização e a evolução constantes dos processos. Com isso, garantimos mais agilidade, avanços na produção, redução dos custos e, acima de tudo, mais qualidade, segurança e satisfação do cliente. Nos tornamos mais competitivos no mercado e selamos o nosso compromisso com a excelência”, pontuou.

Diante de todos esses ganhos para a Unidade e também para todo o Complexo Hospitalar São Francisco, o Superintendente Geral, Dr. Helder Yankous, reforçou que a certificação é um marco na história da instituição. “Temos que comemorar e valorizar muito esse momento, porque é muito difícil manter uma instituição 100% SUS com o volume e a qualidade de atendimento que prestamos aos pacientes que mais precisam. Portanto, a ISO 9001:2015 vem confirmar o que já sabíamos quanto ao trabalho bem executado pela equipe da Unidade Santa Lúcia. Parabéns a todos os envolvidos”, finalizou o Superintendente.