ONCOLOGIA


A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis conta com uma Equipe Multidisciplinar e um Corpo Clínico que trabalha para oferecer uma assistência de qualidade aos seus pacientes, reforçando que o tratamento de câncer é uma etapa a ser vencida pelo paciente. Além da clínica médica, os pacientes contam com radioterapia, quimioterapia e braquiteraia.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE O NOSSO GUIA COMPLETO COM ORIENTAÇÕES:

  • Em casos de sintomas de COVID:



Para realizar o reagendamento de consultas ou quimioterapia, você precisa enviar para o e-mail consultasoncologia@saofrancisco.org.br ou wpp (31) 98953-8090, com as informações abaixo:

1 - Nome completo;
2 - Número de registro do paciente;
3 - Data de nascimento;
4 - Nome do médico que gostaria de remarcar sua consulta.

Para remarcação na radioterapia, entrar em contato pelo telefone 3442-3691

 

  • Marcar ou remarcar consultas

Para isso, o solicitante deve enviar um e-mail para consultasoncologia@saofrancisco.org.br com as seguintes informações:

▪ Nome completo
▪ Número de registro do paciente
▪ Data de nascimento
▪ Nome do médico que gostaria de marcar ou remarcar sua consulta.

A equipe da Oncologia realizará o agendamento e retornará pelo e-mail do solicitante.


Mutirão de Reconstrução de Mamilos e Aréolas

A ação tem como objetivo fazer o refinamento da plástica de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que venceram a luta contra o câncer e tiveram a mama reconstruída. Segundo a Coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital, Dra. Lucia Aiko Homma, nesta edição foram atendidas treze mulheres e cerca de 40 pacientes já foram beneficiadas com o mutirão. 

O projeto de Reconstrução do complexo aréolo-mamilar pós-tratamento de câncer de mama com tatuagem tridimensional (3D) exclusivo, de autoria de Dra. Lucia Aiko Hamaji Homma, foi o vencedor na categoria Humanização/experiência do cliente do Prêmio CORE da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas). 

Confira mais: https://bit.ly/36GiQsb

 


Datas da Saúde 

Janeiro

  • Janeiro Branco 

A campanha do Janeiro Branco tem por objetivo tratar sobre a importância do cuidado para com a saúde mental e as nossas emoções. Ela foi idealizada para o início do ano, pois simbolicamente, este é o mês do recomeço, uma oportunidade de realizamos uma retrospectiva e fazermos reflexões.

O bem-estar emocional é fundamental e também requer nossa atenção e cuidado especial. É preciso que estejamos atentos, buscando estratégias para tratarmos este assunto de forma cuidadosa através do diálogo e discussões acerca do tema.

Fevereiro

  • 4 de fevereiro - Dia Mundial do Câncer 

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.
Lembre-se sempre: A prevenção é o melhor caminho no combate à doença!

  • 5 de Fevereiro - Dia Nacional da Mamografia 

A Organização Mundial da Saúde orienta que mulheres com idade entre 50 e 69 anos, realizem a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer de mama antes do surgimento de sintomas.

Mas, é sempre importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, pois a maior parte dos cânceres de mama é descoberto pela própria mulher!

  • Fevereiro Laranja 

A campanha do Fevereiro Laranja é destinada à conscientização sobre a leucemia, com ações dedicadas à importância do diagnóstico precoce, doação e transplante de medula óssea. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

A leucemia é conhecida como o câncer dos tecidos formadores de sangue que dificulta a capacidade do organismo de combater infecções. É importante conhecer os indicadores da doença e procurar o tratamento rápido, que pode aumentar as chances de cura. Além disso, a participação das pessoas na doação de medula óssea também traz esperança para muitos pacientes.

Março 

  • Março Lilás

A campanha Março Lilás marca um período de atenção especial à saúde da mulher. As ações têm como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, sendo esse o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A principal forma de prevenção contra o câncer é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente, pois esse consegue detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Previna-se!

 

  • 31 de março - Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Esta data foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as boas práticas de alimentação.

Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequadas de nutrientes para o organismo.
Confira algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação, refletindo diretamente na sua saúde:

– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
– Beba bastante água;
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
– Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após avaliação médica;
– Durma pelo menos 8h num período de 24h.