NOTÍCIAS



No aniversário de 32 anos, SUS reforça sua importância na saúde brasileira

18 de Setembro de 2020

Criado 1988, pela Constituição Federal, Sistema Único de Saúde universalizou o acesso a serviços de saúde para toda a população

Uma das principais conquistas dos brasileiros nas últimas décadas, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa, oficialmente, 32 anos, no dia 19 de setembro. Seu nascimento se deu juntamente com a promulgação da Constituição de 1988, que determinou que é dever do Estado garantir saúde a toda a população. Com isso, qualquer brasileiro, desde o seu nascimento e durante toda a vida, tem direito a acessar os serviços oferecidos pelo SUS, que é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo. 

Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, 152 milhões de pessoas no país têm no SUS o único acesso á saúde, sendo que, antes da sua criação, apenas 30 milhões de brasileiros tinham acesso aos hospitais públicos no país. 

Por isso, o SUS tem a proposta de oferecer uma assistência integral à saúde, abrangendo do mais simples atendimento, como aferição de pressão arterial, até os procedimentos de alta complexidade, como transplantes de órgão, incluindo, também, tratamentos contínuos, como hemodiálise. 

Em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, o Sistema Único de Saúde mostrou reforçou ainda mais a sua relevância, sendo responsável pelo atendimento a milhares de brasileiros com suspeita ou confirmação de infecção pela covid-19. 

Em Belo Horizonte, por exemplo, os hospitais do SUS concentram a maioria das internações pela doença.  Segundo dados do mês de agosto boletim InfoCovid, organizado pelo Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH), das 81 unidades de saúde que tiveram pacientes internados durante a pandemia, na capital, 15 concentraram 70% dos atendimentos, o equivalente a 5.711 internações. Dessas unidades, 12 são públicas ou conveniadas ao SUS, e três são particulares. 

 

O São Francisco e a missão de 100% SUS

Ciente da importância que o Sistema Único de Saúde tem para os brasileiros e, mais especificamente, para os mineiros, o Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF) escolheu como missão, na sua fundação, em 2011, atender exclusivamente o SUS. Por isso, é uma instituição filantrópica, de direito privado, com autonomia administrativa e financeiro e voltada para o atendimentos aos que precisam dos serviços de saúde gratuitos. 

Só em 2019, o CHSF realizou 54.556 consultas, 12.916 cirurgias, 32.119 sessões de hemodiálise e 11.853 sessões de Quimioterapia, ofertando mais de 33 especialidades. Além disso, em 2020, o Complexo foi o primeiro hospital de Belo Horizonte credenciado pela Prefeitura Municipal como referência para atendimento aos casos de Covid-19. 

De acordo com o Superintendente Geral do CHSF. Dr. Helder Yankous, o trabalho que o São Francisco vem desenvolvendo ao longo da última década mostra que é possível ofertar serviços de qualidade pelo SUS. “Ano após anos, temos atendido um número cada vez maior de pacientes de BH e do interior do Estado, prova disso é que somos o maior serviço de Ortopedia do país e também referência em diversas outras especialidades. Temos orgulho de sermos 100% SUS. Parabéns e vida longa a esse grande projeto que faz a diferença na vida de tanta gente”, diz.