NOTÍCIAS



Instituto de Radioterapia do CHSF apresenta novas instalações que ampliarão capacidade de atendimento

4 de Agosto de 2020

Reforma incluiu revitalização das recepções, consultórios e aquisição de novos equipamentos 

O Instituto de Radioterapia do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF) está de cara nova. Após uma reforma completa, a recepção, área de espera, salas e  consultórios ficaram mais iluminados, acessíveis e modernos, visando promover o bem-estar e a melhor experiência do paciente oncológico. O Corpo Médico do serviço também foi ampliado e foram adquiridos equipamentos de ponta. 

A inauguração do novo espaço, localizado na Unidade Concórdia, aconteceu no último dia 24 de julho e contou com a presença do Superintendente Geral do CHSF, Dr. Helder Yankous, da Superintendente de Serviços Hospitalares, Adriana Melo, do Superintendente Administrativo e Financeiro, Marcos Jerry Pereira, do Presidente do Instituto de Radioterapia, Miguel Torres, além de outros representantes da Diretoria do São Francisco e do Instituto.

O investimento nas obras chegou a R$ 9 milhões e, segundo Miguel Torres, a clínica aumentou em 25% sua capacidade de atendimento. “Grande parte desse aporte se deve aos equipamentos, que são de fabricação inglesa. São eles: o acelerador linear habilitado para as técnicas mais modernas de radioterapia, como a IMRT - radioterapia com intensidade modulada, e um aparelho de braquiterapia de alta taxa de dose, habilitado para braquiterapia guiada por imagens”, exemplifica. “Algumas técnicas que implementamos pode oferecer chance de cura maior que a convencional”, complementa Presidente do Instituto de Radioterapia. 

A reforma priorizou a funcionalidade dos ambientes, incluindo um novo projeto luminotécnico, climatização, pisos que evitam quedas e facilitam a higienização, decoração com base na cromoterapia, entre outros elementos que trouxeram mais conforto, acolhimento, segurança e qualidade para os atendimentos, algo fundamental para o paciente que passa por um momento tão complicado como o enfrentamento de um câncer. 

O próximo passo será a construção de uma área verde de convivência, com projeto paisagístico com flores de cores diversas, como uma opção de descanso e relaxamento dentro da própria clínica. 

Durante a inauguração da reforma, a equipe do Instituto apresentou as novas instalações aos Superintendentes do Complexo Hospitalar São Francisco que elogiaram o cuidado na execução do projeto, a atenção aos detalhes e o investimento na excelência em atendimento. 

“Este movimento é extremamente importante para melhorar a assistência e dar tratamento digno e equiparado ao paciente SUS e particular. Essa reforma evidenciou o cuidado que eles têm com o paciente, que passa a ter mais confiança e se sentir valorizado ao ser atendido num local tão bem estruturado”, declarou o superintendente Geral, Helder Yankous.