NOTÍCIAS



INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O DESAFIO DO INOVA SÃO FRANCISCO!

6 de Novembro de 2019

Referência em inovação SUS 4.0, Complexo Hospitalar São Francisco busca por soluções inovadoras que possam agregar na Qualidade Assistencial e em Processos de Gestão; desafio lançado pelo programa é voltado para soluções que previnam Lesões Por Pressão (LPP).

Estimular a cultura da inovação no ambiente hospitalar e levar mais excelência e humanização aos atendimentos do SUS, por meio de conexões tecnológicas e inovadoras de alto impacto. Foi com esse objetivo que a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) lançou, no começo de 2019, o Inova São Francisco, programa de inovação com foco no estabelecimento de parcerias entre o hospital e startups, instituições de ensino, projetos de pesquisa e outras organizações. Uma das ações desenvolvidas pelo Programa é o lançamento de desafios que fazem parte da rotina assistencial e que podem ser superados por meio da implementação de soluções inovadoras.

Por isso, a instituição acaba de abrir as inscrições para o desafio “Soluções Para Prevenção de Lesões Por Pressão (LPP)”, conhecidas antigamente como “escaras” ou “úlceras de decúbito”. Essa foi uma das oportunidades de melhorias identificadas pela Saúde Ventures, empresa responsável pela gestão do Inova São Francisco, a partir de um levantamento realizado com os gestores, colaboradores, pacientes e acompanhantes da FHSFA.

As LPP’s são definidas pela National Pressure Ulcer Advisory Panel como lesões na pele, no tecido ou em estrutura subjacente, geralmente sobre a protuberância óssea, resultante de pressão isolada ou combinada com fricção e corte. Essas ocorrências são um desafio na área da saúde, pois afetam a segurança e o bem-estar do paciente e levam a impactos financeiros nos hospitais, devido ao tratamento e suas complicações. Estudos também apontam como consequências o aumento do tempo de permanência na internação, do tempo de trabalho de enfermagem e da insatisfação dos pacientes.

Diante desse cenário, o Inova São Francisco está em busca de soluções desenvolvidas por startups e outras organizações que possam prevenir ou identificar precocemente o surgimento das LPP’s em pacientes do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF). As inscrições devem ser feitas pelo site hospitalstartup.com.br, porém, além dos desafios específicos que são lançados periodicamente, o Programa também recebe propostas relacionadas a outras áreas do universo da saúde.

Após as inscrições, os proponentes serão convidados a participar de uma rodada de pitch no CHSF e, caso a solução seja aprovada pelo Núcleo de Inovação, será iniciada a fase de desenvolvimento dentro do hospital, contando com assessoria técnica especializada e diversas outras contrapartidas para as startups. Você pode conferir todos os detalhes do desafio na Carta Convite.

Não perca Tempo! Você tem uma solução inovadora? Então, faça parte da revolução na saúde!

Inscreva-se já: hospitalstartup.com.br