NOTÍCIAS



CHSF se torna o maior serviço de Ortopedia do Brasil

26 de Setembro de 2019

Com 2.785 procedimentos realizados no primeiro semestre de 2019, hospital mineiro se consolida ainda mais como referência nacional nessa especialidade.

Maior serviço de Ortopedia de Minas Gerais há cinco anos consecutivos, o Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF) acaba de conquistar, também, o topo do ranking nacional de cirurgias ortopédicas. Dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) revelam que, entre janeiro e junho de 2019, o hospital realizou 2.785 procedimentos de alta e média complexidade, 180 a mais que o segundo colocado.

Com menos de uma década de atuação na saúde mineira, o CHSF, instituição filantrópica com atendimento 100% SUS, conta com duas Unidades em Belo Horizonte, uma localizada no Bairro Concórdia e outra no Santa Lúcia, que é especializada em Ortopedia e abrande diversas subespecialidades, como buco-maxilo-facial, coluna, joelho, ortopedia oncológica, trauma, entre outras.

De acordo com o Superintendente Geral do Complexo Hospitalar São Francisco, Dr. Helder Yankous, conquistar o primeiro lugar do ranking brasileiro de cirurgias ortopédicas é um resultado importante não só para o Hospital, mas para todo o Estado. “Se estamos realizando mais procedimentos significa que mais mineiros que dependem do SUS estão sendo atendidos. Esse resultado é extremamente relevante, considerando que, só em 2018, todo o Complexo recebeu pacientes de 417 cidades do interior, suprindo uma grande demanda da saúde no Estado”, afirma.

O número de procedimentos cirúrgicos tem relação direta com outros resultados da Ortopedia do CHSF no primeiro semestre. A média de permanência global de pacientes atendidos por essa especialidade no hospital foi de 4,25 dias no período e a taxa de reinternação por complicação cirúrgica em até 7 dias foi de 0%; já a porcentagem de óbitos foi de 0,7% e o índice de satisfação de pacientes e acompanhantes alcançou  9,4 (de 0 a 10).

A gestão, segundo o Superintendente, foi o principal fator que contribuiu para que o CHSF alcançasse essa importante marca. “A conquista do primeiro lugar do ranking de cirurgias no Brasil comprova a nossa seriedade e eficiência em todos os níveis de gestão. A nossa meta é continuar evoluindo nesse sentido para, acima de tudo, ampliarmos cada vez mais a nossa assistência”, reforça.

Além de ser destaque na Ortopedia, o CHSF também é referência em outros segmentos como Cardiologia, Cirurgia Geral, Oncologia, Nefrologia e Neurocirurgia e conta com profissionais renomados no Corpo Clínico para prestar uma assistência segura, humanizada e de qualidade para todos os pacientes.