NOTÍCIAS



Pacientes oncológicos da FHSFA recebem laringes eletrônicas para auxílio na comunicação

7 de Janeiro de 2022

Antônio Felisberto Ribeiro, de 66 anos, exibe o dispositivo que irá ajudá-lo a se comunicar com familiares e amigos

Mais uma ação de conforto e humanização na Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA). Na última semana, quatro pacientes oncológicos que tiveram a laringe totalmente retirada e ficaram sem as pregas vocais, comprometendo a voz, puderam voltar a se comunicar por meio de laringes eletrônicas. A ação ocorreu no setor de Oncologia e as entregas foram conduzidas pela fonoaudióloga Ana Luiza Lisboa. 

Os pacientes laringectomizados receberam gratuitamente o dispositivo e serão acompanhados pela equipe de Fonoaudiologia, que vai auxiliá-los na utilização e adaptação ao equipamento. “Com o aparelho, conseguimos ajudar a pessoa a restabelecer algo importante: expressar-se pela voz!”, relata a fonoaudióloga. 

Antônio Felisberto Ribeiro, de 66 anos, é atendido na Oncologia e foi um dos pacientes que recebeu a laringe eletrônica. Morador de Abre Campo, na Zona da Mata mineira, ele não conteve a alegria ao se expressar e ouvir a própria voz. O filho do paciente, Diogo, que acompanhou o pai, registrou tudo pela câmera do celular e também não segurou a emoção.

A aquisição das laringes eletrônicas foi realizada pela Fundação, por meio de uma resolução do Ministério da Saúde, que assegura ao paciente o acesso ao dispositivo de forma gratuita. Antes de receber o dispositivos, os pacientes são avaliados pelas equipes médica e fonoaudiológica da Oncologia.

Como é o funcionamento da laringe eletrônica?

Para utilizar o dispositivo, o paciente precisa encostá-lo entre o queixo e o pescoço, apertando o botão, de modo que a laringe eletrônica emita uma vibração no local da retirada das cordas vocais. Com isso, um som robótico é emitido pelo equipamento a partir dos movimentos da língua e dos lábios.