NOTÍCIAS



Mensagem da FHSFA a toda a sociedade sobre a pandemia do coronavírus

27 de Março de 2020

Leia a nota na íntegra.

O mundo inteiro vive um momento desafiador com a pandemia do novo coronavírus. Nesse cenário, governos, órgãos nacionais e internacionais e, sobretudo, profissionais de saúde estão empenhando todos os esforços para conter o avanço da COVID-19, tentando preservar, ao máximo, aquilo que está acima de tudo: as vidas humanas. 

Certamente, esse é um episódio histórico sem precedentes, que coloca à prova todo o sistema de saúde global. No Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais, hospitais privados e públicos vêm se ajustando, desde o início da pandemia, para oferecer a melhor assistência a todos os pacientes, incluindo os casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus. 

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), instituição filantrópica de atendimento 100% SUS, mobilizou toda a sua equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais da saúde, protagonistas dessa batalha contra a COVID-19, para atuarem de forma segura e focados no bem-estar coletivo. 

Nossa Fundação, apesar de ser um dos principais complexos hospitalares de Belo Horizonte e do Estado, até o momento, não foi designada pela Secretaria Municipal de Saúde como local de referência para atendimento aos casos da doença A instituição também não possui Pronto Atendimento, ou seja, não é um hospital de portas abertas, apenas recebe pacientes encaminhados pelas Centrais de Leitos e de Consultas, tendo realizado, só em 2019, mais de 54 mil consultas, 32 mil sessões de Hemodiálise, 15 mil internações e quase 13 mil cirurgias.

No entanto, estamos totalmente preparados para lidar com a pandemia do novo coronavírus, contando com o apoio do poder público e de parceiros voluntários que, despretensiosamente, doam seus recursos, seu tempo e sua solidariedade em prol da nossa Fundação e dos nossos pacientes. A nossa gratidão a vocês é imensurável. 

O Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF) funciona, neste momento, em esquema de contingenciamento, orientando constantemente todos os colaboradores quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), protocolos de atendimento e outras medidas de segurança. Também foram reservados um Centro de Terapia Intensiva (CTI) e um Posto de Enfermagem para atendimento exclusivo aos pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19.

Ainda estamos recebendo, porém, os demais casos urgentes dentro de rede SUS, portanto é fundamental que a população não compareça às nossas unidades com o intuito de procurar atendimento ou tirar dúvidas relacionadas ao coronavírus. Mais do que nunca, é importante que todos permaneçam em casa, protegendo a sua saúde e das outras pessoas.

Procurando exercitar um olhar otimista para a atual conjuntura, mais do que uma pandemia, estamos vivendo um período de profundas transformações, com inúmeras oportunidades de aprendizado para todos. Que esse momento sirva para entendermos a importância do Sistema Único de Saúde no país, de investirmos em ciência, pesquisa e tecnologia, visando o bem-estar das populações; e, acima de tudo, que possamos, cada vez mais, colocar em prática um valor que sempre fez parte do DNA do São Francisco: a compaixão pelo próximo. 

Seguimos com a certeza de que sairemos dessa crise muito mais fortes enquanto nação e enquanto mundo. Nós, profissionais da saúde, estamos horando nossos juramentos e dando o nosso melhor para o bem daqueles que mais precisam. 

Estamos aqui por vocês. Fiquem em casa por nós!

Fundação Hospitalar São Francisco de Assis. Para quem mais precisa. Por isso, 100% SUS.