Covid-19: FHSFA informa sobre novas regras dos serviços de saúde
27 de Abril de 2020
Confira todas as informações.
Em função da pandemia do coronavírus, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) definiu novas regras e orientações relacionadas aos seus serviços de saúde, visando à segurança dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. As mudanças são medidas de contingenciamento para diminuir os riscos de transmissão da covid-19, sendo, portanto, temporárias e não impactando na qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Confira o que mudou:
VISITANTES E ACOMPANHANTES
Para acesso ao hospital, pacientes e acompanhantes responderão a um questionário de liberação aplicado pelos funcionários do CHSF.
Unidade Concórdia
- Unidades de Internação
- A troca do acompanhante acontecerá apenas 1 vez a cada 24h.
- Os acompanhantes de pacientes continuam sendo permitidos, desde que obedeçam aos seguintes critérios: devem ter menos de 60 anos, não apresentar sintomas de gripe e não ser gestante, lactante ou imunodeprimido;
- CTI's
- Desde o dia 21/03, todas as visitas às Unidades de Internação e CTI’s estão suspensas, nas duas Unidades do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF).
- O familiar ou responsável pelo paciente internado no CTI receberá um boletim diário, repassado pelo Setor de Psicologia, conforme descrito pelo médico, presencialmente e por telefone, conforme descrito abaixo.
CTI 1 - A partir de 10h30, presencialmente, no Ambulatório SUS (na quarta-feira, a notícia será via telefone)
CTI 2 - A partir de 9h30, presencialmente, no Ambulatório SUS (na quarta-feira, a notícia será via telefone)
CTI 3 - De 8h30 às 9h30, presencialmente, no Núcleo de Ensino e Projetos - NEP (segunda a sexta feira) e por telefone, pelo médico, nos finais de semana.
*** O número do responsável pelo paciente para contato deverá ser informado no ato da internação;
Unidade Santa Lúcia
- Unidades de Internação
- Devido à suspensão das visitas, nas Unidades de Internação da Unidade Santa Lúcia, os residentes plantonistas são os responsáveis por repassar às famílias as informações sobre o paciente, de segunda a sexta-feira.
- Para isso, o familiar deve informar seu contato no ato da internação e ligar no setor de Internação (3298-2320/3298-2316), nos seguintes horários:
Posto Masculino 1: 13:30 - 14:00
Posto Masculino 2: 14:00 - 14:30
Posto Feminino: 14:30 - 15:00
- CTI
- O familiar ou responsável pelo paciente internado no CTI receberá um boletim diário, repassado pela equipe médica por telefone a partir de 14h.
*** O número do responsável pelo paciente para contato deverá ser informado no ato da internação;
SUSPENSÃO DE CIRURGIAS
- Todas as cirurgias eletivas estão SUSPENSAS;
- Cirurgias Oncológicas, Cardiológicas e Ortopédicas (urgência) permanecem sendo realizadas;
- O Ambulatório de Cirurgias Eletivas está com as primeiras consultas, risco cirúrgico e retorno de consultas SUSPENSAS, estando permitidos apenas os retornos do pós-operatório.
SERVIÇO DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
Os procedimentos cirúrgicos envolvendo as regiões de mucosa nasal e oral são de alto risco para profissionais da saúde, devido ao potencial de aerossolização do coronavírus. Por isso, algumas orientações foram realizadas pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-maxilo-facial e pelo Conselho Federal de Odontologia a respeito dos atendimentos em ambiente hospitalar. Nesse sentido, o atendimento do serviço de Cirurgia Buco-maxilo- facial do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis permanece realizando os atendimentos de urgência/emergência, seguindo as orientações do documento “Manejo do Paciente Covid-19 na Cirurgia Buco-Maxilo-Facial”, disponibilizado internamente.
ONCOLOGIA
- Todos os pacientes receberão uma máscara descartável para utilização durante sua permanência no hospital.
- Os acompanhantes do setor de Oncologia podem entrar com o paciente até o salão de quimioterapia, porém devem aguardar fora do hospital.
- Para os pacientes com consulta agendada, o acompanhante pode permanecer no hospital, porém é aplicado o questionário de liberação.
-
Consultas
- As consultas de controle dos pacientes oncológicos, isto é, aqueles que já não estão em quimioterapia, foram remarcadas de março/2020 e abril/2020 para maio em diante. Os pacientes que estão em uso das medicações orais continuam a pegar as medicações normalmente, porém os que estiverem sem queixas clínicas terão as consultas presenciais remarcadas para maio/2020 em diante.
- Primeiras consultas e quimioterapias seguem normalmente, com os cuidados já instituídos pelo hospital neste momento - limitação de número de acompanhantes, remarcação de quimioterapia dos pacientes com sintomas gripais agravados -, seu encaminhamento adequado para o Ambulatório de Retaguarda e uso de máscara pelos pacientes e seus acompanhantes. Em casos de agravamento dos sintomas da gripe, o paciente deve procurar por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
-
Medicação oral
- Os medicamentos anastrozol e tamoxifeno serão distribuídos pela farmácia da Oncologia para 2 meses de tratamento dos pacientes de referência do São Francisco.
HEMODIÁLISE
- Na sala de espera da Hemodiálise, é orientado aos acompanhantes que evitem ficar próximos uns dos outro e que façam uso de máscaras.
- Acompanhantes com mais de 60 anos, com sintomas da gripe ou que estejam grávidas, lactantes ou imunossuprimidos devem evitar o acompanhamento dos pacientes. Caso o acompanhante apresente os sintomas da gripe, além da utilização da máscara, o mesmo deve solicitar que algum funcionário busque o paciente na recepção da Hemodiálise.
- Conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a medicação fornecida pela Farmácia de Minas deve ser retirada pelo Hospital, mensalmente, e entregue aos pacientes da Hemodiálise. A ação tem como objetivo reduzir o fluxo de pessoas na rua, com previsão de duração por 02 meses, inicialmente.