Ação na Unidade Santa Lúcia distribui sobremesas para pacientes com mensagens de carinho e motivação
16 de Março de 2020
Iniciativa, idealizada pelos colaboradores do Serviço de Nutrição e Dietética, visa humanizar a assistência e levar otimismo, atenção e carinho para os pacientes.
O período de internação é um momento delicado para qualquer paciente. Isso porque, além do quadro de natureza física, ele também pode se sentir vulnerável emocional e socialmente. Por esse motivo, a humanização da assistência e a atenção dos profissionais se tornam fundamentais para o seu bem-estar e recuperação integral. Foi isso que motivou a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Unidade Santa Lúcia do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF) a colocar em prática uma ação que está fazendo a diferença na rotina dos pacientes. Duas vezes por semana, os potes de sobremesa das refeições são servidos com singelas mensagens de amor, conforto e motivação.
“Gratidão”, “Persistência”, “Você é especial” e “Seja positivo” são algumas das palavras de afeto dos profissionais para quem está nos leitos. O objetivo, de acordo com a Coordenadora do SND e da Nutrição Clínica (NCL) da Unidade Santa Lúcia, Valéria Alves, é contribuir para que o período em que estão no hospital seja mais leve, já que os pacientes estão fora das suas rotinas, do trabalho e do convívio com a família. “Nós queremos levar para essas pessoas um pouco de carinho e ajudá-las a passar por essa fase que nunca é fácil. O atendimento humanizado consiste em construir uma relação com o paciente e com os acompanhantes para além dos cuidados técnicos, e foi isso que nos guiou nessa iniciativa”, afirma.
O projeto está inserido na filosofia e na missão do CHSF de promover uma assistência diferenciada aos pacientes do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais, com comprometimento à vida e cortesia. A ação foi iniciada em fevereiro e mobilizou toda a equipe do SND. Segundo Valéria, os colaboradores ficaram entusiasmados com a possibilidade de oferecer mais atenção e carinho aos pacientes mais carentes de assistência de saúde em Minas Gerais. Isso porque, além da população de baixa renda, o Complexo Hospitalar São Francisco também acolhe muitas pessoas em situação de abandono e moradores de rua.
E a recepção de quem recebe as mensagens, de acordo com o relato das copeiras, é a melhor possível. “O feedback é bem positivo. Todos os pacientes e também alguns acompanhantes agradecem com um sorriso, um olhar de gratidão e elogiam essa atitude de humanização que demonstra que a instituição se importa com eles. Esse retorno também é muito importante para os profissionais, pois valoriza e estimula o seu trabalho”, pontua a coordenadora do SND/NCL da Unidade Santa Lúcia.
Mas a iniciativa não foi aprovada somente pelos pacientes. O Superintendente Geral do CHSF, Dr. Helder Yankous, destaca o projeto como um grande exemplo de pequenas ações que geram grandes resultados. “Cada paciente do São Francisco é único, possui uma história e conta com pessoas que esperam pela sua recuperação. Por isso, a humanização faz parte do tratamento, porque estamos lidando com vidas. Enviar palavras positivas junto com o alimento é uma forma de alimentar o corpo e também a alma. A ação deu tão certo que iremos expandir para a Unidade Concórdia”, conclui o Superintendente.