NOTÍCIAS



Evento de oficialização da ONA é realizado na FHSFA

15 de Dezembro de 2021

O encontro entre os dirigentes da Instituição e os secretários de saúde foi realizado em comemoração a Acreditação e demais conquistas da Fundação em 2021

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis realizou na manhã desta quarta-feira, dia 15, na Unidade Concórdia, um encontro entre os dirigentes da Instituição e os Secretários de Saúde Estadual e Municipal, Fábio Baccheretti  e Dr. Jackson Machado, para celebrar as conquistas e premiações recebidas em 2021. Durante o encontro foi ressaltada a Acreditação Nível 2, denominado Acreditado Pleno, uma certificação ONA que é reconhecida internacionalmente pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care) e demonstra que a Instituição possui processos bem definidos e integrados, sendo que as áreas envolvidas possuem acordos de serviços e a comunicação entre elas é efetiva, priorizando a qualidade assistencial e a segurança do paciente. Além disso, foram destacadas as conquistas como a ampliação do escopo da ISO 9001:2015, da Unidade Santa Lúcia, o Prêmio Excelência em Saúde, na Categoria Responsabilidade Socioambiental, concedida pelo Grupo Mídia e o Melhores e Maiores 2021, realizada pela revista Exame. 

Segundo o Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, a conquista da ONA é uma consequência do trabalho de excelência de todos os colaboradores e gestores da Instituição, voltado à segurança do paciente e aos cuidados para quem mais precisa. “Somos uma das primeiras instituições hospitalares filantrópicas de Belo Horizonte, 100% SUS, a receber a indicação para a Acreditação ONA. Já estávamos trabalhando desde 2010, quando assumi a gestão do Hospital, para chegarmos a esse nível de reconhecimento. É uma conquista de todos que fazem parte da Fundação”, destacou.
Durante o evento, os Secretários Municipal e Estadual destacaram em suas falas a importância da FHSFA para o setor de saúde de Belo Horizonte e Minas Gerais e como a atuação da Instituição foi fundamental para o enfrentamento à pandemia. “A ONA e a ISO 9001:2015 foram conquistas merecidas para a Fundação, sendo uma das Instituições que são muito importantes para o Sistema de Saúde Municipal, Estadual e Nacional”, apontou Dr. Fábio Baccheretti. 


Estiveram presentes também o Secretário-Adjunto de Saúde de Minas, André Luiz Moreira dos Anjos, o Presidente do Conselho da FHSFA, Diácono Paulo Taitson, o Diretor-Presidente do Conselho, Gonçalo Barbosa, a Superintendente de Serviços Hospitalares, Adriana Melo, o Superintendente Técnico Assistencial, Dr. Leonardo Brescia, o Superintendente Administrativo Financeiro, Ivan César Da Silveira, a Gerente Assistencial da Unidade Concórdia, Carla Araújo, a Gerente de Apoio Assistencial da Unidade Concórdia, Aline Teles, a Gerente de Inovação, Camila Rinco, a Gerente da Qualidade, Érika Rocha, o Gerente Administrativo, Richardson Porto, o Gerente de Governança Corporativa, Marcell Temponi, o Gerente Jurídico, João Henrique Sampaio, a Gerente da Unidade Contagem, Nathália Malta, o Superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal, o membro do Conselho Curador da FHSFA, Dr. Nelson Baisi Cerqueira, o representante do Conselho Fiscal da FHSFA, Túlio Pedrosa, além dos colaboradores que acompanharam o evento transmitido ao vivo pela internet. 


Após o evento, os secretários estaduais de Saúde, junto aos dirigentes da FSHFA, fizeram uma visita aos setores de Hemodiálise, Hemodinâmica, CTI e postos de internação da Unidade Concórdia, para conhecer as instalações da Instituição.