A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) foi instituída em 2010 como entidade filantrópica, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regida por estatuto próprio. Em janeiro de 2011, a Fundação iniciou a operação com atendimento exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, abriu uma segunda unidade, no bairro Santa Lúcia, dedicada exclusivamente a procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade.
Atualmente a FHSFA mantém suas duas unidades em funcionamento, somando 325 leitos, sendo 60 leitos de CTI, e mais de 1.500 colaboradores, que prestam serviços hospitalares e cirúrgicos de alta, média e baixa complexidade em 41 especialidades, atendendo exclusivamente a pacientes do SUS, sem cobrança alguma pelos serviços.
Os pacientes e familiares contam com uma estrutura física completa, com enfermarias, ambulatórios, laboratórios, salas e centros cirúrgicos de alta performance. A Fundação também disponibiliza uma estrutura funcional eficiente, com estacionamento, almoxarifado, setor de manutenção, farmácia, refeitório, rouparia, espaço ecumênico, entre outras áreas importantes para o atendimento de saúde com qualidade e segurança.
A gestão dos recursos da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis prioriza a manutenção de um Corpo Clínico de alta qualidade, com formação sólida e vasta experiência, além de grande esforço para manter uma estrutura física e tecnológica adequadas aos procedimentos executados.
A FHSFA reúne uma equipe multidisciplinar que visa tratar os pacientes de maneira holística e atendê-los em suas várias necessidades, cuidando deles e de seus acompanhantes e visitantes com respeito, cortesia, atenção e empatia, contribuindo para sua recuperação e qualidade de vida.
A Fundação Hospitalar São Francisco é reconhecida como uma importante referência em todo o Estado no atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como em outras regiões do Estado. Com ambiente acolhedor, atendimento humanizado e profissionais confiáveis, o hospital traduz, para pacientes, familiares e acompanhantes, a sua filosofia de trabalho – baseada no tripé Cortesia, Entusiasmo e Planejamento.
___________________