PRONON


Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

 O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) foi criado para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da oncologia.

O financiamento do PRONON se dar por meio de doação de recursos que irão contribuir para o cuidado da pessoa com câncer e estimulando o desenvolvimento de ações que melhorem sua qualidade de vida. Para apoiar os projetos aprovados, as empresas devem depositar o valor desejado para doação na Conta Captação do projeto até o último dia útil do ano corrente. Para fazer sua doação, deve-se entrar em contato com a instituição para informar sua intenção de doar a determinado projeto.

O programa assegura benefícios a pessoas físicas e/ou jurídicas que aplicarem parte do imposto de renda em projetos aprovados no PRONON. Para tanto, cada doador poderá deduzir até 1% do imposto de renda devido que for doado ao PRONON. O ressarcimento da doação ocorrerá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatimento do valor do Imposto de Renda a pagar.

Projeto PRONON 2014: Implantação do Programa de Educação Permanente em Oncologia do Complexo Hospitalar São Francisco

O Primeiro Projeto do PRONON desenvolvido na Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) foi “Implantação do Programa de Educação Permanente em Oncologia”, sendo que um dos objetivos desse projeto era a implantação do centro de estudos multidisciplinar. O Centro de Estudos Dr. Guilherme Cabral Filho foi inaugurado em 26 de agosto de 2016 e conta com auditório, biblioteca, três salas de aulas, sala de pesquisa, sala do Núcleo de Projetos e sala do Núcleo de Ensino. Com a infraestrutura disponibilizada e a tecnologia de ponta o espaço é preparado para ser utilizado no desenvolvimento das atividades de educação permanente das equipes multidisciplinares ligadas à área de Oncologia e afins da FHSFA.

O projeto visa treinar e capacitar os seus profissionais dentro do princípio de humanização com foco nos pacientes oncológicos e nos funcionários da instituição. Foram promovidos diversos treinamentos que teve como público alvo profissionais de todos os setores da instituição ligados à assistência aos pacientes. Além disso, todos os treinamentos, simpósios e encontros previstos no projeto foram realizados.

Um ponto a se destacar sobre esses simpósios e treinamentos é a importância da assistência promovida por uma equipe multidisciplinar. Mostrando assim aos participantes dos simpósios que o tratamento oncológico não se fundamenta apenas na equipe médica, mas sim em um conjunto de profissionais de diferentes áreas que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares.

A partir destes eventos, considerando a importância deste projeto para cuidado com paciente, iniciou-se a discussão para montagem do projeto de cuidados paliativos da FHSFA que foi submetido e aprovado.

Projeto PRONON 2017: Ampliação do Atendimento Oncológico Diagnóstico e Cirúrgico da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) conta com um setor de oncologia, que tem crescido anualmente em número de pacientes e procedimentos, se tornando de grande relevância no cenário de Minas Gerais. A instituição atende a Microrregião Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté com uma abrangência populacional 4,5 milhões de habitantes, mas eventualmente também recebe pacientes do interior de Minas Gerais devido à carência de atendimento oncológico no estado.

Para oferecer diagnóstico e tratamentos adequados para os pacientes com câncer a FHSFA está executando o segundo Projeto PRONON “Ampliação do Atendimento Oncológico Diagnóstico e Cirúrgico da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis”

Esse projeto irá proporcionar:

  • Equipagem completa para cinco leitos oncológicos no atendimento de urgência, visando qualificar e ampliar o atendimento às intercorrências dos pacientes com câncer em tratamento.
  • Aquisição de equipamentos de uso diagnóstico e cirúrgico
  • 200 novos exames de imagem para diagnóstico e condução do tratamento do câncer por ano.
  • 240 novos exames de patologia por ano.
  • 000 exames de mamografia por ano.

Projeto PRONON 2018: Ampliando a Assistência à Saúde do Paciente com Câncer: Do Diagnóstico aos Cuidados Paliativos

Visando proporcionar um atendimento acolhedor, com qualidade e segurança a Fundação São Francisco de Assis (FHSFA) submeteu o terceiro Projeto PRONON (projeto na fase de captação) “Ampliando a Assistência à Saúde do Paciente com Câncer: Do Diagnóstico aos Cuidados Paliativos” que pleiteia a estruturação do setor de oncologia, com a aquisição de novas poltronas para aplicação de quimioterapia venosa, adequação dos mobiliários e equipamentos para os consultórios médicos preparando-os para o atendimento de consulta de oncologia clínica e cirúrgica, vislumbrando aumentar a oferta de consultas para rede SUS.

Ainda com a perspectiva de ampliar a assistência à saúde do paciente com câncer, e melhorar sua qualidade, a FHSFA pretende oferecer um serviço estruturado a seus pacientes que por evolução da doença ou diagnostico tardio não possuem mais possibilidade de cura ou que estejam tendo dificuldades em enfrentar o tratamento curativo. Por isso, concomitantemente a estruturação da oncologia àqueles pacientes que se encontram em tratamento curativo, será montado uma equipe de Cuidados Paliativos com o objetivo de minimizar o sofrimento e os sintomas de dor dos pacientes terminais.

Esse projeto irá proporcionar:

  • Modernizar o laboratório de análises anatomopatológicas, visando à redução do tempo para emissão de lado dos exames.
  • Qualificar o serviço de oncologia, oferecendo um ambiente com mais segurança e conforto aos pacientes.
  • Ampliar o número de consultas oncológicas
  • Implantar o serviço de cuidados paliativos com equipe multidisciplinar e assistência ambulatorial e aos pacientes internados.