CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA EM 2022

FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS


O Chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital, para seleção de médicos cirurgiões candidatos ao programa de aprimoramento e especialização em Cirurgia Bariátrica para atuação em regime integral e dedicação exclusiva com duração de um ano

1.Do Programa:

1.1. O programa de especialização em Cirurgia Bariátrica é oferecido durante o período de um ano (02.05.2022 a 01.05.2023). Os alunos especializandos prestarão serviços na área de Cirurgia Bariátrica aos pacientes da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, sendo administrados por profissionais médicos cirurgiões do Hospital, que apresentam titulação dentro dos critérios exigidos pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
1.2. O programa terá início em 02.05.2022.
1.3. A carga horária média será de 60h/semanais (variações de escalas), divididas em atividades de bloco cirúrgico, enfermaria e ambulatórios, com escalas rotativas previamente estabelecidas.
1.4.  A Especialização em Cirurgia Bariátrica da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Ao término do programa, se aprovado, o especializando terá reconhecida a especialização cirúrgica em Cirurgia Bariátrica, com o Certificado de Conclusão, emitido pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica da FHSFA.
1.5. O programa de aprimoramento e especialização em Cirurgia Bariátrica é remunerado (valor equivalente a bolsa de Residência Médica).
1.6. O programa de aprimoramento e especialização em Cirurgia Bariátrica não gera vínculo empregatício. 
1.7. O programa de aprimoramento e especialização em Cirurgia Bariátrica é supervisionado diretamente pela Coordenação do Serviço de Cirurgia Bariátrica, sob autorização da SBCBM, e não está sujeito à regulamentação da Comissão Nacional de Residência Médica. 
1.8. Após o término da Especialização em Cirurgia Bariátrica, o especializando estará apto a prestar Prova de Título da SBCBM.

2. Das Vagas: Será destinada 01 vaga anual ao programa de aprimoramento e especialização em Cirurgia Bariátrica.

3. Dos Pré-Requisitos:

Para a inscrição no processo seletivo, será necessário: 
3.1. Ter concluído o curso de Medicina. 
3.2. Estar devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. 
3.3. Ter finalizado Programa de Capacitação e Treinamento ou Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral. 
3.4. Apresentar a comprovação documental dos itens acima mencionados.
 

4. Das Inscrições:

4.1. O período de inscrição será de 11/04/2022 a 27/04/2022.
4.2. O candidato deverá realizar sua inscrição através do e-mail: gestaoensino@saofrancisco.org.br 
4.3 Não há taxa de inscrição.

5. Do Concurso:

5.1. O concurso constará de três etapas: avaliação escrita (cirurgia geral); entrevista e análise de currículo do candidato.
5.2. Os currículos deverão ser entregues na Fundação Hospitalar São Francisco de Assis Unidade Concórdia - Rua Itamaracá, 581 – Belo Horizonte – Novo Centro de Estudos no dia 28/04/2022 entre 12:00 e 13:00.
5.3. A prova do concurso será realizada no dia 28/04/2022, às 13:00 e, logo após a prova, será realizada a entrevista. A seleção será feita na Fundação Hospitalar São Francisco de Assis - Unidade Concórdia - Rua Itamaracá, 581 – Belo Horizonte – Centro de Estudos. 
5.4. Será convocado o candidato que obtiver melhor classificação. 

6. Do Resultado: O resultado será divulgado através de comunicação pessoal e no site da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis.

7. Da Matrícula:
7.1. O candidato aprovado ou seu representante legal, devidamente nomeado para esse fim, deverá efetuar a matrícula na Fundação Hospitalar São Francisco de Assis Unidade Concórdia - Rua Itamaracá, 581 – Belo Horizonte – Centro de Estudos, até o dia 29/04/2022, sendo considerado desistente aquele que não o fizer dentro do prazo estabelecido. 
7.2. Para a matrícula, serão exigidos originais e cópias dos seguintes documentos: Cédula de Identidade; CPF; comprovante de endereço; comprovante de inscrição única ou suplementar no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, diploma de médico; comprovante de estar em dia com o Serviço Militar; 1 (uma) foto 3x4 recente; cartão de vacina; comprovante de conclusão do programa exigido como pré-requisito (neste documento deverá constar a data do início e término do programa);
7.3. Caso o candidato não se apresente até a data prevista, perderá direito à matrícula no programa, sendo convocados, pela ordem, os demais candidatos aprovados no concurso.
7.4. O candidato convocado deverá apresentar os documentos comprobatórios, sob pena de desclassificação no concurso e perda da matrícula. 

8. Das Disposições Finais: As situações omissas no presente edital serão dirimidas pela Coordenação da Equipe de Cirurgia Bariátrica da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis.