NOTÍCIAS



Fundação Hospitalar São Francisco de Assis assume gestão do Hospital de Campanha de Contagem

16 de Julho de 2021

A unidade é referência em Covid na cidade e será administrada pela Fundação pelos próximos meses

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis acaba de assumir a gestão administrativa do Hospital de Campanha de Contagem, que presta assistência exclusiva aos pacientes internados com Covid-19. O convite para assumir a gestão do hospital, com atendimento 100% SUS, foi feito pela Prefeitura de Contagem, que anunciou a mudança de administração, nesta sexta-feira, dia 16 de julho, na sede do administrativo da cidade. 

De acordo com o Superintendente Geral, Dr. Helder Yankous, o convite é um reconhecimento do trabalho que toda a equipe da Fundação vem desenvolvendo há mais de 10 anos à frente da administração das unidades Concórdia e Santa Lúcia, em Belo Horizonte. “Sabemos que será um importante desafio para todos os gestores da Fundação, mas já temos esse conhecimento para assumir a gestão de um hospital de campanha. Além disso, estaremos seguindo a nossa missão, que é atender a quem mais precisa e isso nos enche de orgulho”, destacou. 

O contrato que está sendo firmado com a FHSFA tem a previsão de 180 dias podendo ser prorrogado se for de interesse de ambas as partes. O investimento total é de R$30 milhões e prevê melhorias no atendimento aos usuários do SUS Contagem com Covid-19. Para a prefeita de Contagem, Marília Campos, a escolha da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, se deve à credibilidade e ao bom trabalho da entidade frente aos pacientes 100% SUS. “O nosso compromisso com a saúde da população de Contagem será muito bem feito com o trabalho da Fundação. Vamos conseguir prestar uma boa assistência aos pacientes e seus familiares”, ressaltou. 

De acordo com a Superintendente de Serviços Hospitalares e Sponsor do Comitê de Planejamento Frente à Covid-19, Adriana de Souza Melo, a Fundação será responsável pela administração de 30 leitos de CTI e 60 leitos de enfermaria, ambos voltados para o atendimento de pacientes com Covid. “Hoje, marcamos a história da Fundação ao assumir a gestão do Hospital de Campanha de Contagem. Sabemos que o desafio é grande e a responsabilidade maior ainda, além de demonstrar também um reconhecimento frente ao enfrentamento da pandemia”, declarou.  

Participaram também da cerimônia, o Superintendente Técnico e Assistencial da FHSFA, Dr. Leonardo Brescia, do vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, o presidente da Comissão Municipal de Saúde na Câmara, vereador Vinícius Faria, o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, o presidente da Câmara Municipal, Alex Chiodi, o subsecretário municipal de Gestão Hospitalar e de Urgência e Emergência, Joanilson Guimarães, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irmã Maria José Pinto, a representante dos trabalhadores do Hospital de Campanha de Contagem, Betânia Oliveira, e o Interventor da Prefeitura, Eduardo Pena.

Foto: Janine Moraes | Prefeitura de Contagem