NOTÍCIAS



FHSFA inaugura dois novos ambulatórios SUS

29 de Junho de 2021

O Complexo Hospitalar São Francisco ampliará os atendimentos semanais em cerca de 150 consultas

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis acaba de inaugurar mais dois ambulatórios para consultas de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde. Os novos consultórios, na Unidade Concórdia, inaugurados nesta segunda-feira, dia 28 de junho, só foram possíveis através da verba de Emenda Parlamentar destinada pelo Deputado Federal, Diego Andrade, no valor de R$50 mil de um total de R$200 mil referente ao ano de 2020. O setor contava com oito ambulatórios, sendo sete no ambulatório SUS e um no ambulatório para bariátrica e especialidades. Com a ampliação para dez consultórios, a expectativa é que a capacidade de atendimentos semanais aumente de 550 para 700 consultas. 

Antes da pandemia de Covid, eram realizados cerca de 2200 atendimentos por mês. Com o adiamento de cirurgias eletivas, devido ao cenário epidêmico, os atendimentos caíram de 800 a 900 por mês, conforme explica a coordenadora do ambulatório, Daisy Fernandes. “Com a ampliação de mais dois consultórios, totalizando nove no ambulatórios SUS, a expectativa é que tenhamos uma agenda mais ampla, com isso, teremos mais disponibilidade de consultas pré-cirurgia e retornos. Assim, vamos conseguir ofertar um atendimento ainda mais humanizado para os pacientes”, explicou. 

Para o Deputado Federal, Diego Andrade, é de suma importância que os parlamentares ajudem os hospitais filantrópicos, para que seja possível desafogar as filas de cirurgias eletivas e oferecer um sistema de saúde de qualidade para quem mais precisa. “A FHSFA está aplicando muito bem a emenda parlamentar que destinamos a entidade, como pude constatar durante a inauguração dos ambulatórios”, apontou. 

De acordo com o Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, os novos ambulatórios surgem em bom momento, onde os hospitais, que atendem a rede pública de saúde, estão se preparando para a retomada das cirurgias eletivas, após mais de um ano sem a realização dos procedimentos. “Ter o apoio de parlamentares como o Diego Andrade, que há anos vêm destinando emendas para a FHSFA, é fundamental para que possamos ampliar nossa a estrutura, oferecer mais atendimentos aos pacientes, além de ampliarmos o número de consultas pré-operatórias para a realização de cirurgias eletivas”, destacou.