NOTÍCIAS



FHSFA completa uma década de história celebrando grandes resultados

4 de Janeiro de 2021

Fundação mantém duas unidades com atendimento 100% SUS, sendo referência em diversas especialidades em Minas Gerais e no Brasil 

Com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) completou, em 2020, dez anos de história, se consolidando como uma das instituições protagonistas no cenário da saúde de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Para celebrar os importantes resultados alcançados ao longo da década, a FHSFA deu início às comemorações do aniversário no último mês de novembro, lançando um selo comemorativo e programando uma série de ações que serão realizadas até junho do próximo ano.

A FHSFA conta com duas unidades – um hospital geral, localizado no bairro Concórdia, e outro especializado em Ortopedia, no bairro Santa Lúcia, ambos na capital mineira – atendendo, atualmente, mais de 578 cidades do Estado. 

Desde a sua abertura oficial, em 2011, os números crescem a cada ano, sendo que, só em 2019, foram realizados mais de 80 mil atendimentos. Outros indicadores de destaque do último ano são as 16.077 internações, 12.916 cirurgias, 54.556 consultas e 32.119 sessões de hemodiálise. Na Oncologia, mais de 1.500 pacientes estão em tratamento com sessões de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia. 

Para o Superintendente Geral da Fundação, Dr. Helder Yankous, os números na casa dos milhares se mostram ainda mais relevantes considerando que a FHSFA nasceu com a missão de atender a população que depende do SUS. “Hoje, o Complexo Hospitalar São Francisco é imprescindível para a população de Belo Horizonte, fazemos a retaguarda de pacientes de alta complexidade encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), e tudo 100% SUS. Isso traz uma segurança para a cidade”, avalia Yankous. 

Hoje, as duas unidades juntas somam 320 leitos, chegando a 60 de CTI nos próximos dias, e atende 33 especialidades, de baixa, média e alta complexidade. 

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, a FHSFA foi a primeira instituição a se disponibilizar, junto à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, para atender os casos da doença, pelo SUS. Com isso, como pontua o presidente do Conselho Curador da Fundação, Diácono Paulo Taitson, o hospital se tornou referência na capital. “Chegamos, em determinado momento, a ser o terceiro maior em volume de atendimentos. A prefeitura nos solicitou leitos comuns e de CTI para COVID-19. Separamos, logo no início da pandemia, em torno de 90 leitos para atender a essa demanda. E entre maio e junho, eles chegaram a ficar todos ocupados”, relata o Presidente. 

Referência pela assistência humanizada e pela forte atuação com foco na segurança do paciente, a FHSFA conquistou importantes reconhecimentos na última década que atestam a excelência dos serviços prestados. Em 2014, recebeu, do Governo do Estado de Minas Gerais, a medalha de Honra ao Mérito da Saúde. Mais recentemente, em outubro de 2020, foi agraciada com o Prêmio Excelência da Saúde, que é realizado a cada 10 anos e premia as instituições hospitalares que mais destacaram na última década. 

“Essa é uma confirmação do trabalho eficiente de gestão implementado na instituição, dos índices de excelência em atendimento, que chegam a 80%, e da qualidade do Corpo Clínico. Entre 40 hospitais brasileiros de referência, como Albert Einstein, Sírio Libanês e Moinhos de Vento, ganhar esse prêmio é um diferencial”, comenta Taitson.

 

Maior Serviço de Ortopedia do Brasil 

Unidade Santa Lúcia 

 

Uma das especialidades de alta complexidade, a Ortopedia da FHSFA é, há seis anos consecutivo, o maior serviço de Minas Gerais, pelo SUS. No cenário nacional, também já figurava entre os principais, no entanto, em 2019, alcançou o topo do ranking, realizando o maior número de cirurgias ortopédicas do país: 6.887. Além disso, no primeiro semestre do ano, a taxa de reinternação em até 7 dias por complicações cirúrgicas foi de 0,016% e o índice de satisfação de pacientes e acompanhantes chegou a 9,4. 

A Unidade Santa Lúcia, que atende exclusivamente à Ortopedia, foi fundamental para o resultado. Mas a quantidade veio companha de qualidade. Isso porque a Unidade, conquistou, também em 2019, a Certificação ISO 9001:2015, que determina os requisitos necessários para implantação de um sistema de gestão da qualidade eficiente. 

Para o Dr. Helder Yankous, esses avanços vêm da busca constante pela excelência. “Um feito como esse, vindo de uma instituição 100% SUS, mostra que devemos ter esperança e apoiar o Sistema, que, por sua vez, deve valorizar o trabalho dos Hospitais Filantrópico”, pontua o Superintendente Geral.

 

Inovar para crescer mais

Outro importante marco da primeira década de história da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis foi a criação do Inova São Francisco, um dos programas de inovação pioneiros do SUS em Minas Gerais, inspirado nos cases do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), e no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia (EUA).  

Sala de Situação e monitoramento de dados em tempo real da Assistência

O programa busca criar e estimular a cultura da inovação dentro do ambiente hospitalar, construindo modelos de negócio disruptivos baseados em soluções e produtos tecnológicos desenvolvidos por startups, instituições de ensino e projetos parceiros. Tudo isso com o objetivo final de levar mais excelência e humanização aos atendimentos do SUS.

O Inova São Francisco conta com um núcleo próprio e é responsável pela implementação do Centro de Referência SUS 4.0.

Com os investimentos em inovação no presente e com obras de expansão em andamento, como a ampliação do Centro de Terapia Intensiva, o Superintendente Geral prevê uma década de mais avanços. “Para os próximos dez anos, eu espero que o hospital consiga construir mais um prédio de 14 andares na unidade Concórdia, do qual já temos o projeto. Isso aumentaria muito o atendimento e é um sonho nosso. Queremos seguir atraindo mais projetos de inovação e, quem sabe, ampliar o complexo para mais unidades”, almeja Yankous.