MEETUP SUS 4.0 promove debates sobre inovação na saúde pública

- Categoria: Últimas notícias

Sucesso de público, evento, realizado no último dia 06/06, contou a com participação de autoridades, startups e representantes de entidades de saúde

Fotos: Leandro Perez

Debater o contexto da inovação na saúde e apresentar soluções que estão levando mais qualidade e excelência para a rede pública de saúde de Minas Gerais. Essa foi a proposta do Meetup SUS 4.0, evento realizado pela Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), no último dia 06/06, no espaço WeWork, em Belo Horizonte. O encontro reuniu o Secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Dr. Francisco de Assis Figueiredo, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Dr. Carlos Eduardo Amaral, a Secretária Adjunta Municipal de Saúde, Dra. Taciana Malheiros, os Presidentes dos Conselhos Curador e Diretor da FHSFA, Diácono Paulo Taitson e Gonçalo Abreu, entre outras autoridades, além de representantes de hospitais filantrópicos da capital, de entidades de saúde e de startups que atuam no Inova São Francisco, Programa de Inovação e toda Diretoria da FHSFA.

Antes das apresentações, foi realizado um Welcome Coffee que reuniu todo o público e convidados. Em seguida, o CEO da Projetos Corporate Startup e gestor do Inova São Francisco, Fábio Veras, abriu a programação, convidando o Dr. Francisco de Assis Figueiredo, para a fala. Na palestra, o secretário fez uma explanação detalhada sobre as novas ferramentas de gestão que estão sendo implementadas no SUS, mostrando a abrangência do sistema, seu funcionamento, os custos, a sua importância para o atendimento à população brasileira e, principalmente, a necessidade de renovação da rede. “Nós precisamos de inovações que não sejam somente tecnológicas, mas também de processos, temos que pensar ‘fora da caixa’. O SUS necessita de pessoas que estão pensando em como levar uma saúde melhor a cada cidadão, a cada um que depende dele”, pontou Figueiredo.

Após a palestra do Secretário, o Superintende Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, iniciou a sua apresentação, mostrando justamente como a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis saiu na frente no quesito “inovação” e se tornou o primeiro hospital com atendimento 100% SUS de Belo Horizonte a criar um Centro de Referência SUS 4.0, com o objetivo de pensar e desenvolver soluções que visam aperfeiçoar a assistência aos pacientes. “A área de inovação do São Francisco possui uma atuação macro, abarcando desde processos de governança clínica apoiados no uso de inteligência artificial, passando pela implantação de metodologias avançadas e de um núcleo de inovação e indo até parcerias firmadas com instituições de ensino, startups e entidades internacionais, entre outas frentes”, destacou Yankous.

Pulseira de monitoramento e kit de exame molecular

A parte final da programação do Meetup SUS 4.0 ficou por conta das palestras da LinCare e da OncoTag, duas startups que atuam no Inova São Francisco. A sócia da LinCare, Ana Cláudia da Mata, apresentou para o público a solução tecnológica desenvolvida pela empresa: uma pulseira de monitoramento que transmite dados em tempo real e à distância dos pacientes. Já Letícia Braga, sócia da OncoTag abordou os estudos sobre oncologia de precisão da startup, que desenvolveu um kit de exame molecular que auxilia os médicos na escolha do tratamento para pacientes com câncer de ovário, tornando a terapia mais assertiva e eficiente.  As duas soluções começarão a ser testadas na FHSFA nos próximos meses.

Segundo Fábio Veras, o Meetup SUS 4.0 cumpriu seu propósito, uma vez que fomentou o debate da inovação na saúde pública envolvendo seus principais agentes. “Levar a inovação para dentro do Sistema Único de Saúde é um desafio que exige uma mudança de cultura por parte do poder público, dos empreendedores e dos profissionais da área. Isso se torna possível a partir do diálogo e da apresentação de novas ideias e de resultados. A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis busca exatamente isso: criar oportunidades e espaço para que a inovação seja uma realidade concreta no SUS, proporcionado mais eficiência, sustentabilidade e qualidade nos processos e no atendimento aos cidadãos”, avaliou o CEO da Projetos Corporate Startup e gestor do Inova São Francisco.

O Meetup SUS 4.0 foi finalizado com falas do Dr. Francisco de Assis Figueiredo, do Dr. Helder Yankous, além do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e da Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de BH, Taciana Malheiros.

Confira as fotos do evento:

No comments yet.


Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.