Banco de Perucas resgata autoestima de pacientes oncológicas

- Categoria: Últimas notícias

Ação é uma parceria entre a FHSFA e a ONG Fio de Luz e presenteia mulheres com acessórios; banco necessita de doação de cabelos para atender à demanda.

Foto: Mariela Guimarães

Enfrentar um câncer nunca é fácil. Todo o processo, desde o diagnóstico, passando pelo tratamento e chegando à cura, exige força dos pacientes e também da família e dos acompanhantes. E foi justamente com o objetivo de humanizar essa jornada de luta e amenizar o sofrimento que o setor de Oncologia da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) estabeleceu uma parceria com a ONG Fio de Luz, que oferece perucas gratuitamente para as pacientes que passam pela quimioterapia, na Unidade Concórdia.

Efeito colateral do tratamento, a queda de cabelo pode afetar a autoestima das mulheres e tornar o processo mais difícil, por isso, a proposta da ONG é fabricar as perucas com fios naturais e doá-las para centros oncológicos de Minas Gerais. Na FHSFA, o primeiro banco foi inaugurado em março deste ano e, segundo a Gerente de Apoio Assistencial da Unidade Concórdia, Aline Teles, veio para suprir uma demanda da Fundação. “Antes da parceria, nós contávamos apenas com 100 perucas, que eram emprestadas e não conseguiam atender as cerca de mil pacientes assistidas mensalmente pela Oncologia. Agora, nós precisamos do apoio da população para que esse banco cresça cada vez mais”, pontua.

A diarista Vilma Ferreira (foto) foi a primeira paciente a levar para casa uma das novas perucas do São Francisco. Emocionada e com um sorriso no rosto, ela relatou o que os novos cabelos representam para ela. “Isso avalia um pouco nosso sofrimento, nos dá mais força”, afirmou. Assim como Vilma, muitas outras pacientes da Oncologia da FHSFA já começaram a resgatar sua autoestima e confiança no tratamento do câncer a partir desta ação. Além de ganharem os acessórios, elas também podem cortar e tingir os fios.

A Coordenadora da Psicologia e Presidente da Comissão de Humanização da Fundação, Graciele Simões, ressalta a importância do envolvimento da população na doação de cabelo, atitude que faz toda diferença para as mulheres que passam pela queda de cabelo em decorrência da quimioterapia. “Quando nos colocamos no lugar do outro e pensamos no impacto positivo que um simples acessório como uma peruca pode trazer para essas pacientes ficamos mais sensibilizados. É uma grande oportunidade que as pessoas têm de fazer o bem”, reforça.

 

Parceria que gera solidariedade e economia

Além de humanizar o tratamento e trazer um pouco de conforto para as mulheres que enfrentam o câncer, a parceria com a ONG representa uma economia de R$ 700,00 para cada paciente, já que eles não arcam com nenhum custo na confecção das perucas. “Essa ação é extremamente importante para a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis e, principalmente, para as nossas pacientes. Por meio do trabalho desenvolvido com a ‘Fio de Luz’, nós reforçamos a humanização como prioridade dos nossos atendimentos e como processo contínuo da nossa Instituição”, comenta a Superintendente de Serviços Hospitalares da FHSFA, Adriana Melo.

Fundada por Edmilson de Oliveira, a ONG Fio de Luz está localizada no bairro Jardim Leblon, em Belo Horizonte, e já doou mais de 1.200 perucas para 22 centros oncológicos em Minas Gerais, por meio do trabalho de suas tecedeiras. Para fazer doações de cabelos e em dinheiro, acesse ongfiodeluz.org.br

 

Como doar cabelos para a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis:

  • Os fios podem ser entregues na recepção do setor de Oncologia, na Rua Itapagipe, 780, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte;
  • O cabelo doado deve medir, no mínimo, 20 cm e precisa estar seco;
  • Os fios doados podem estar tingidos ou quimicamente tratados.

No comments yet.


Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.