Atividades e ações de conscientização no Mês da Saúde da FHSFA

- Categoria: Últimas notícias

A cada semana de abril, inciativas voltadas para a segurança, nutrição, qualidade de vida e humanização envolveram pacientes e colaboradores da Instituição

Celebrado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em 1948, para conscientizar toda a população sobre a importância da qualidade de vida e os fatores que podem afetar o nosso bem-estar físico, mental e social. E, para marcar essa data, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) realizou, ao longo de todo o mês, uma série de atividades e ações de conscientização com seus pacientes e colaboradores, trabalhando um tema a cada semana.

Abrindo as atividades, do dia 01 a 07/04, o tema abordado foi Segurança do Paciente. Durante a semana, aconteceu o lançamento de um vídeo institucional sobre protocolos de segurança do paciente – conforme a Resolução Diretoria Colegiada (RDC) nº 36, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – e a distribuição de cartilhas e displays informativos, nas unidades Concórdia e Santa Lúcia. No dia 05/04, aconteceu o II Simpósio de Segurança do Paciente, evento que contou com palestras que ressaltaram a importância de se colocar o paciente no centro do cuidado, proporcionando a sua recuperação e conquistando a sua confiança e a de seus acompanhantes.

Segundo a Superintendente de Serviços Hospitalares da FHSFA, Adriana Melo, garantir a segurança no atendimento e na assistência é papel de todos. “Desde a entrada até a saída do paciente da nossa instituição, é dever de todos os colaboradores, cada um na sua função, assegurar a integridade dele e de quem o acompanha”, afirma.

Na semana de 8 a 14/04, o foco foi na Nutrição Clínica. Nas duas unidades, foram realizadas palestras e orientações sobre os malefícios e benefícios de diversos tipos de alimentos e dietas, além de atendimento nutricional gratuito e degustação de alimentos especiais. Na Oncologia, por exemplo, os pacientes experimentaram um “chup-chup” de melancia com gengibre, uma opção diferente, saborosa e altamente nutritiva.

Qualidade de vida e humanização

Entrando na segunda metade do mês, a programação de 15 a 21/04 tratou do tema Qualidade de vida dos colaboradores. Realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), essa semana teve como destaque a Campanha de Vacinação Contra o Vírus da Gripe, com aplicação das doses nos colaboradores das duas unidades.

Para finalizar o Mês da Saúde, a Semana da Humanização aconteceu do dia 22 a 28/04 e contou com a participação do Coral Black to Black na sua abertura, na Unidade Concórdia. O grupo trouxe um repertório incrível, com músicas da black music gospel apresentadas para os gestores e pacientes. Já na Unidade Santa Lúcia, a semana foi aberta com uma apresentação especial com voz e violão. A programação também incluiu palestras sobre autocuidado e estresse, além de aulas de yoga e meditação, proporcionando momentos de alegria, leveza e descontração.

O Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, ressalta a importância das inciativas desenvolvidas anualmente pela Fundação no mês de abril, visando discutir a saúde no seu aspecto mais amplo. “O esforço de diferentes áreas para colocar em prática ações que beneficiam diretamente nossos colaboradores e pacientes mostra que estamos sendo fiéis ao nosso propósito definido desde 2011, no nosso ‘PRISMA’. Queremos que todos que se relacionam com nossos Hospitais tenham um sentimento de segurança dentro de um ambiente humanista e sintam-se gratos e confiantes”, conclui.

Confira as fotos das ações:

No comments yet.


Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.