NOTÍCIAS



Projeto de Reconstrução de Mamilos e Aréolas é vencedor do Prêmio CORE

13 de Dezembro de 2021

A ação foi ganhadora na categoria humanização/experiência do cliente 

O projeto de Reconstrução do complexo aréolo-mamilar pós-tratamento de câncer de mama com tatuagem tridimensional (3D) exclusivo, de autoria de Dra. Lucia Aiko Hamaji Homma, Coordenadora do Serviço de Mastologia da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, foi o vencedor na categoria Humanização/experiência do cliente do Prêmio CORE da Federassantas. O anúncio foi feito no dia 9 de dezembro durante a terceira edição do evento quando a Federação apresentou a nova logomarca e identidade visual. 

O Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, destacou o quanto essa premiação é importante para divulgar o projeto e incentivar mais pessoas a apoiarem propostas assim. “Estamos construindo um SUS diferenciado para todo o estado de Minas Gerais, com qualidade, segurança e humanização. E essa mudança só é possível porque temos uma equipe da Oncologia muito engajada. Meu muito obrigado a Dra. Lúcia e a todos da Mastologia, Psicologia e Comissão de Humanização da Fundação”, destacou. 

Sobre o projeto de Reconstrução de Mamilos e Aréolas 

O projeto, idealizado pela Dra. Lúcia Aiko Homma, já beneficiou mais de 35 pacientes por meio dos mutirões de reconstrução de mamilos e aréolas com técnicas de tatuagem 3D. “As mulheres que são selecionadas já passaram pela cirurgia para a construção mamária. Em alguns casos, não é possível preservar a aréola e o mamilo durante a mastectomia. Por isso, após a reconstrução da mama, conseguimos realizar o processo de tatuagem e pigmentação dos seios”, explica. 

As tatuagens, realizadas por tatuadoras voluntárias, são feitas em menos de 40 minutos e utilizam da técnica em 3D para uma reconstrução mais harmoniosa esteticamente, o que permite que as pacientes possam recuperar a autoestima.