NOTÍCIAS



Programa de Integridade evidencia e reforça compromisso da FHSFA com as boas práticas de gestão

27 de Dezembro de 2021

Apresentada aos gestores, proposta prevê um conjunto de ações nos próximos dois anos

Alinhada com as boas práticas de gestão e governança corporativa, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) lançou, em dezembro, o seu Programa de Integridade. A apresentação foi realizada em um encontro híbrido com o grupo de gestores da FHSFA, no Auditório Flávio Amaral.

Com o programa, a Fundação pretende disseminar a cultura de Compliance, observando o cumprimento de leis, regulamentações e instrumentos organizacionais, de acordo com o Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous. “O lançamento do Programa de Integridade significa uma ascensão enorme em termos de profissionalismo de gestão e de governança na instituição”, frisou.

O Superintendente observou ainda que a implementação e a efetividade do Programa dependem do comprometimento dos colaboradores com o projeto. “É desafiante para nós, da Fundação, contar com um Programa de Integridade dessa importância. Por isso, é fundamental o engajamento de todos”.

Para o Gerente Jurídico da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, João Henrique Sampaio da Silva, a criação e implementação do Programa de Integridade reforçam "o compromisso da instituição com a ética, por meio da criação de mecanismos para prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos contra a administração pública nacional e estrangeira".

Elaborado com fundamento nas diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU), o Programa de Integridade faz parte do Planejamento Estratégico 2021/2026 se fundamenta a partir de cinco pilares: comprometimento e apoio da alta direção, instância responsável, análise de perfil e riscos, regras e instrumentos e monitoramento contínuo.

A Gerente de Governança Corporativa, Inovação, Pesquisa e Ensino da FHSFA, Camila Rinco, considera que essas diretrizes “alicerçam as ações que devem ser executadas para a promoção do desenvolvimento e a manutenção de condutas e práticas de integridade, moralidade e legalidade na esfera organizacional”.

O Programa de Integridade prevê ainda diversas outras ações ao longo dos próximos anos, visando o fortalecimento e à estruturação do projeto.