NOTÍCIAS



FHSFA conquista 7º lugar em prêmio da Revista Exame

26 de Novembro de 2021

É a primeira vez que a Instituição recebe o prêmio Melhores e Maiores; a FSHFA também se destacou em outras premiações em reconhecimento ao trabalho em prol do atendimento de pacientes usuários do SUS 

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis foi reconhecida pela primeira vez na premiação mais tradicional e importante da economia brasileira: a Melhores e Maiores 2021, realizada pela revista Exame. A Instituição ficou em 7º lugar no Melhores, na categoria empresas de Saúde, saindo na frente de empresas do segmento como Instituto Hermes Pardini e Mater Dei. Além disso, no ranking das Maiores, a Instituição ocupou o 552º lugar tendo sido avaliadas 627 empresas. Segundo o Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, esse reconhecimento inédito para a Fundação demonstra como o trabalho, nesses mais de 10 anos, é realizado com excelência e sempre voltado para os pacientes que utilizam o SUS. “Sabemos o quão desafiador é fazer a gestão de um hospital 100% SUS, principalmente em uma pandemia, como foi em 2020. Por isso, quando recebemos uma premiação como essa é motivo de celebração e podemos comprovar que estamos no caminho certo”, explicou. 

A Exame utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Ibmec para avaliar as empresas de capital aberto ou com dados públicos, em que são considerados os resultados contábeis, crescimento dentro do segmento nos últimos cinco anos, governança, histórico e responsabilidade social e ambiental. No caso da FHSFA, para o critério S1, em que são considerados os Resultados Contábeis-Financeiros, a pontuação foi de 6,3 num ranking de 10. Já para o S2, que são os dados de Crescimento, a Fundação obteve 7 pontos, sendo avaliado o crescimento das receitas entre o período de 2019 e 2020. E, por fim, o S3, em que são consideradas as práticas socioambientais (ESG), a Instituição alcançou 5 pontos. Como resultado da avaliação, foram considerados os seguintes pesos: S1 = 35%, S2 = 35% e S3 = 30%. Assim, a nota final da Fundação foi de 6,1 pontos, alçando o 7º lugar na categoria saúde. 

2021 com muito reconhecimento para a FHSFA 

A Fundação, neste ano, também obteve outras importantes conquistas que ressaltam a excelência do trabalho realizado nas unidades Concórdia, Santa Lúcia e Contagem. Uma delas foi a homologação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), na qual foi confirmada a Acreditação Nível 2, denominado Acreditado Pleno. A acreditação da ONA é reconhecida internacionalmente pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care), e demonstra que a Instituição também possui processos bem definidos e integrados, sendo que as áreas envolvidas possuem acordos de serviços e a comunicação entre elas é efetiva, priorizando a qualidade assistencial e a segurança do paciente.

Além disso, a Fundação também recebeu o Prêmio Excelência em Saúde, na Categoria Responsabilidade Socioambiental, concedida pelo Grupo Mídia. O reconhecimento se deve aos esforços investidos nas áreas sociais com a captação de emendas parlamentares e a parceria com empresas privadas. Além disso, a Instituição também se destacou no quesito ambiental com o projeto “Hospitais Saudáveis”, que criou um sistema de captação de água da chuva para a utilização nas áreas não assistenciais.

Para o Superintendente Geral, a conquista da Acreditação ONA nível 2 e o Prêmio Excelência Em Saúde também são um reconhecimento do esforço de todos que fazem parte da Instituição. “Assim como o prêmio do Melhores e Maiores, da revista Exame, essas outras conquistas demonstram como o trabalho de todos da Fundação tem sido bem feito. A Acreditação foi um marco muito importante para a nossa Instituição, dado que já estávamos trabalhando há  oito anos para chegarmos a esse nível de reconhecimento, sendo de total importância para o nosso papel no Sistema de Saúde Municipal, Estadual e Nacional”, destacou.

Homenagem recebida na Assembleia Legislativa de MG 

A Instituição recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em outubro, uma homenagem pelos 10 anos de atuação, com a indicação da Deputada Estadual lone Pinheiro. Na ocasião, o Presidente do Conselho Curador da FHSFA, Diácono Paulo Franco Taitson, e o Superintendente Geral, Dr. Helder Yankous, representaram a FHSFA e receberam a homenagem da casa. 

Gestão reconhecida 

Desde julho de 2021, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, assumiu a gestão administrativa do Hospital de Campanha de Contagem, unidade que presta assistência exclusiva aos pacientes internados com Covid-19. Conforme destaca Yankous, “esse foi um importante passo para a Instituição e para todos os gestores. Assumir uma nova unidade foi e está sendo um desafio para nós, mas também é um reconhecimento da boa gestão que fizemos durante a pandemia no Hospital do bairro Concórdia”.