NOTÍCIAS



Apoie o São Chico: Campanha Aquisição de materiais para realização de cirurgias de video

19 de Janeiro de 2022

Ajude a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis em mais uma campanha!

Acabamos de iniciar a campanha de aquisição de materiais para realização de cirurgias videolaparoscópicas, que tem o objetivo de arrecadar R$ 42 mil para a compra de uma caixa completa para a realização desses procedimentos cirúrgicos. Com esses equipamentos, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis poderá aumentar o fluxo de cirurgias realizadas diariamente, visto que, devido à pandemia estamos com um número alto de pacientes na lista de espera. 

Atualmente, a Instituição possui apenas duas caixas completas para a realização de procedimentos videolaparoscópicos, que são utilizadas pelas equipes da cirurgia geral e cirurgia torácica, tornando ainda maior o fluxo de utilização das mesmas.

Para se ter uma ideia da importância desses equipamentos, de 2017 a 2019, quando a Fundação tinha quatro caixas completas de videolaparoscópicas, era possível realizar 632 procedimentos por mês. Já entre 2020 e 2021, com o avanço da pandemia e a utilização de apenas dois aparelhos, foram realizadas 422 cirurgias mensais. 

Inicialmente a proposta de arrecadação é para compra de uma caixa. Ainda assim a meta para 2022 é de arrecadarmos R$ 126 mil, para compra de três caixas completas, dessa forma retomamos a média de procedimentos executados antes da pandemia, além de aumentar em 50% a oferta de procedimentos.


O QUE É uma cirurgia videolaparoscópica? 

Uma cirurgia feita com alguns furos e uma câmera e que, por estressar menos o corpo, permite uma recuperação mais rápida e com menos dor. Esse é o conceito por trás da videolaparoscopia, que nasceu como um método diagnóstico (também é usada assim até hoje) e evoluiu para um procedimento terapêutico.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS da cirurgia videolaparoscópica? 

Por ser uma técnica minimamente invasiva, a recuperação é muito mais rápida do que em uma cirurgia aberta. A alta costuma ocorrer cerca de 24 horas após o procedimento e em poucos dias já se retoma uma vida normal. Com isso, há uma redução da média de permanência dos pacientes na Instituição e mais vagas disponíveis para outros atendimentos. 
 
Apoie a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis em mais uma campanha.

Doar