NOTÍCIAS



Covid-19: FHSFA informa sobre novas regras dos serviços de saúde

27 de Abril de 2020

Confira todas as informações. 

Em função da pandemia do coronavírus, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) definiu novas regras e orientações relacionadas aos seus serviços de saúde, visando à segurança dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. As mudanças são medidas de contingenciamento para diminuir os riscos de transmissão da covid-19, sendo, portanto, temporárias e não impactando na qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. 

Confira o que mudou: 

 

VISITANTES E ACOMPANHANTES

Para acesso ao hospital, pacientes e acompanhantes responderão a um questionário de liberação aplicado pelos funcionários do CHSF.

Unidade Concórdia

  • Unidades de Internação

- A troca do acompanhante acontecerá apenas 1 vez a cada 24h.

- Os acompanhantes de pacientes continuam sendo permitidos, desde que obedeçam aos seguintes critérios: devem ter menos de 60 anos, não apresentar sintomas de gripe e não ser gestante, lactante ou imunodeprimido;

 

  • CTI's

- Desde o dia 21/03, todas as visitas às Unidades de Internação e CTI’s estão suspensas, nas duas Unidades do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF).

- O familiar ou responsável pelo paciente internado no CTI receberá um boletim diário, repassado pelo Setor de Psicologia, conforme descrito pelo médico, por telefone.

*** O número do responsável pelo paciente para contato deverá ser informado no ato da internação;

CTI’s 1 e 2 - Unidade Concórdia: contato após às 13h
CTI 3 - Unidade Concórdia: contato após às 9h. 

 

Unidade Santa Lúcia

  • Unidades de Internação 

- Devido à suspensão das visitas, nas Unidades de Internação da Unidade Santa Lúcia, os residentes plantonistas são os responsáveis por repassar às famílias as informações sobre o paciente, de segunda a sexta-feira. 

- Para isso, o familiar deve informar seu contato no ato da internação e ligar no setor de Internação (3298-2320/3298-2316), nos seguintes horários:

Posto Masculino 1: 13:30 - 14:00 
Posto Masculino 2: 14:00 - 14:30 
Posto Feminino: 14:30 - 15:00 

 

  • CTI

- O familiar ou responsável pelo paciente internado no CTI receberá um boletim diário, repassado pela equipe médica por telefone a partir de 14h.

*** O número do responsável pelo paciente para contato deverá ser informado no ato da internação;


 

SUSPENSÃO DE CIRURGIAS

- Todas as cirurgias eletivas estão SUSPENSAS;

- Cirurgias Oncológicas, Cardiológicas e Ortopédicas (urgência) permanecem sendo realizadas;

- O Ambulatório de Cirurgias Eletivas está com as primeiras consultas, risco cirúrgico e retorno de consultas SUSPENSAS, estando permitidos apenas os retornos do pós-operatório.

 

SERVIÇO DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL 

Os procedimentos cirúrgicos envolvendo as regiões de mucosa nasal e oral são de alto risco para profissionais da saúde, devido ao potencial de aerossolização do coronavírus. Por isso, algumas orientações foram realizadas pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-maxilo-facial e pelo Conselho Federal de Odontologia a respeito dos atendimentos em ambiente hospitalar. Nesse sentido, o atendimento do serviço de Cirurgia Buco-maxilo- facial do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis permanece realizando os atendimentos de urgência/emergência, seguindo as orientações do documento “Manejo do Paciente Covid-19 na Cirurgia Buco-Maxilo-Facial”, disponibilizado internamente. 

 

ONCOLOGIA 

- Todos os pacientes receberão uma máscara descartável para utilização durante sua permanência no hospital.

- Os acompanhantes do setor de Oncologia podem entrar com o paciente até o salão de quimioterapia, porém devem aguardar fora do hospital. 

- Para os pacientes com consulta agendada, o acompanhante pode permanecer no hospital, porém é aplicado o questionário de liberação. 

 

  • Consultas

- As consultas de controle dos pacientes oncológicos, isto é, aqueles que já não estão em quimioterapia, foram remarcadas de março/2020 e abril/2020 para maio em diante. Os pacientes que estão em uso das medicações orais continuam a pegar as medicações normalmente, porém os que estiverem sem queixas clínicas terão as consultas presenciais remarcadas para maio/2020 em diante.

- Primeiras consultas e quimioterapias seguem normalmente, com os cuidados já instituídos pelo hospital neste momento - limitação de número de acompanhantes, remarcação de quimioterapia dos pacientes com sintomas gripais agravados -, seu encaminhamento adequado para o Ambulatório de Retaguarda e uso de máscara pelos pacientes e seus acompanhantes. Em casos de agravamento dos sintomas da gripe, o paciente deve procurar por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

  • Medicação oral

- Os medicamentos anastrozol e tamoxifeno serão distribuídos pela farmácia da Oncologia para 2 meses de tratamento dos pacientes de referência do São Francisco.

 

HEMODIÁLISE

- Na sala de espera da Hemodiálise, é orientado aos acompanhantes que evitem ficar próximos uns dos outro e que façam uso de máscaras. 

- Acompanhantes com mais de 60 anos, com sintomas da gripe ou que estejam grávidas, lactantes ou imunossuprimidos devem evitar o acompanhamento dos pacientes. Caso o acompanhante apresente os sintomas da gripe, além da utilização da máscara, o mesmo deve solicitar que algum funcionário busque o paciente na recepção da Hemodiálise. 

- Conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a medicação fornecida pela Farmácia de Minas deve ser retirada pelo Hospital, mensalmente, e entregue aos pacientes da Hemodiálise. A ação tem como objetivo reduzir o fluxo de pessoas na rua, com previsão de duração por 02 meses, inicialmente.