PROADI-SUS


A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis – FHSFA – participa ativamente do projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, ação colaborativa lançada no final de 2017 pelo Ministério da Saúde e os Hospitais de Excelência do país através do PROADI-SUS.

Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira. O projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil” tem como objetivo orientar os profissionais de 120 hospitais públicos e filantrópicos no Brasil quanto as melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde no país, entre elas, infecção corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e infecção do trato urinário associada a Sonda Vesical de Demora (SVD). A medida prevê também uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos.

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis conta com a expertise do Hospital de Excelência Israelita Albert Einstein, instituição que apadrinhou o São Francisco e que está acompanhando de perto as ações que estão sendo implementadas para promover maior segurança na assistência dos pacientes. Para dar andamento neste projeto de extrema relevância para a Fundação, foi criado um grupo com colaboradores da instituição para participarem ativamente e colocarem em prática, dentro dos CTI’s da nossa instituição, a implantação dos Bundles e o monitoramento dos indicadores determinados.

 Bundles: Conjunto de pequenas e simples práticas de assistência a saúde baseadas em evidências que, quando executadas coletivamente e de forma confiável, melhora os resultados para os pacientes. O Institute for Healthcare Improvement – IHI – desenvolveu o conceito de “bundle” para ajudar os profissionais de saúde a realizarem o melhor cuidado possível, e da maneira mais confiável, para pacientes submetidos a alguns tratamentos específicos com riscos inerentes.

Grupo PROADI SUS FHSFA

 Dr. Helder Yankous – Superintendente Geral

Adriana Melo – Superintendente de Serviços Hospitalares

Erika Rocha – Coordenadora da Qualidade

Carla Araújo – Supervisora da Qualidade

Dra. Michelle Tereza Sousa – Coordenadora médica do CTI 1 e 2

Serena Spalla – Coordenadora CTI 1

Fábio Ventura – Coordenador do CTI 3

Jessica Macedo – Enfermeira SCHI

Juliano Maciel – Fisioterapeuta CTI 1 e 2

Colaboradores dos CTIs