Confira as conquistas da Fundação na Retrospectiva 2017

- Categoria: Notícias

Referência na área da saúde de Minas Gerais (MG), a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), Instituição filantrópica com atendimento exclusivo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), encerra o ano com grandes conquistas. Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, a Fundação manteve o segundo lugar em números de cirurgias ortopédicas realizadas no país e continua liderando, nos últimos três anos consecutivos, o ranking em Minas Gerais. Outra novidade deste ano foi a definição no planejamento estratégico que o Setor de Ensino passa a ser uma “Unidade de negócio”, com o objetivo de ajudar na sustentabilidade da Instituição. Além disso, o contínuo trabalho de captação de doações, verbas suplementares e convênios públicos foram essenciais para que a Fundação continue desempenhando as suas atividades de forma diferenciada e com equilíbrio financeiro no ano.

Segundo Dr. Helder Yankous, Superintendente Geral da FHSFA, apesar de um cenário econômico instável, financiamento insuficiente e fluxo de caixa com extrema dificuldade de se administrar, a Fundação teve um desempenho surpreendente, fornecendo uma melhor assistência aos pacientes e mais segurança para todo Corpo Clínico e Colaboradores. “Neste ano, passamos por uma auditoria diagnóstica da ONA com um resultado animador. Ampliamos as captações de doações e nossos cursos, além do número de estagiários e o início do Internato em Medicina. Conquistamos um número maior de Emendas Parlamentares que estão trazendo uma melhoria no parque tecnológico e nossas ações de Humanização fazem do nosso acolhimento uma referência. O laboratório novamente conseguiu sua certificação de qualidade e fomos selecionados e convidados a participar de projetos que envolvem Instituições de renome como a Fundação Dom Cabral, Hospital Albert Einsten, além das Secretarias de Saúde e Ministério da Saúde. Também tivemos mais um PRONON aprovado e o nosso modelo de Gestão é exemplo dentro do Sistema de Saúde de todo o Estado, gerando contatos para troca de ideias entre instituições como o Hospital de Câncer de Barretos”, comemora.

 Atendimento diferenciado

Peça central na filosofia de trabalho do Complexo Hospitalar São Francisco, o atendimento humanizado mantém o paciente sempre informado e apto a tomar suas decisões com consciência e confiança na instituição. Prova disso é o destaque que a Fundação conquistou na área da saúde nos últimos anos pelo atendimento diferenciado que oferece aos pacientes. Referência em ortopedia, a FHSFA também se sobressaiu em outros segmentos como Cardiologia, Cirurgia Geral, Oncologia, Nefrologia e Neurocirurgia, contando com profissionais renomados no Corpo Clínico para prestar uma assistência segura, humanizada e de qualidade para todos os pacientes.

Recursos Não Operacionais

Como Instituição filantrópica, a Fundação participa ativamente na busca de alternativas que visam o bem-estar dos usuários do SUS, bem como de seus colaboradores. Para isso, procura garantir os recursos de que necessita para manter e ampliar suas atividades, projetos e estrutura física por meio de financiamentos do SUS e de um trabalho de captação de recursos não operacionais contínuo, feito através de verbas suplementares, doações e parcerias com grupos sociais, pessoas físicas e jurídicas, além de ações sociais com envolvimento de colaboradores e toda a comunidade. Campanhas como Coração de Lacre, São Chico Cultural, Campanha do Enxoval e Festival de Pizza Solidária são algumas das ações realizadas pelo CHSF em 2017 para arrecadar verba revertida para uso na assistência dos pacientes. Além dessas campanhas, também promovemos eventos em parceria com algumas empresas e projetos sociais, como a Reforma da portaria da Unidade Concórdia, realizada pelo IBMEC Social, a campanha Dotz Solidário, em parceria com o Super Nosso, doações de alimentos e cadeiras de rodas e intervenções desenvolvidas com o apoio de Projetos Sociais de voluntárias para setores como Oncologia, Hemodiálise e CTI, trazendo conforto e mimos para os pacientes.

1° Festival de Pizza Solidária

Neste ano, a Fundação lançou o 1º Festival de Pizza Solidária da FHSFA. Deliciosas pizzas foram produzidas por uma equipe voluntária e por colaboradores da Instituição. Com esta ação, foram arrecadados cerca de R$7.000,00 que foram utilizados na aquisição de enxovais para os pacientes do CHSF.

 Setor de Ensino completa seu primeiro ano de atuação

Com o objetivo de favorecer a capacitação contínua dos colaboradores da FHSFA e também do público externo, o setor de Ensino, peça fundamental para o desenvolvimento da Missão do CHSF, completou seu primeiro ano de atuação na Fundação com destaque positivo. Ao longo de 2017, foram fornecidos oito cursos de capacitação, um simpósio e 182 horas/aula com 27 palestrantes.  O objetivo da instituição é fomentar o interesse e a curiosidade intelectual do público interno e também do público externo, realizando cursos, seminários e simpósios a preços acessíveis e com condições especiais para seus colaboradores.

 Formatura da 1ª turma do Curso de Voluntariado

Em setembro, a FHSFA realizou a cerimônia de encerramento da primeira turma do Curso de Capacitação de Voluntariado que teve o objetivo de capacitar pessoas interessadas em ajudar, preparando-as para assistir ao outro de maneira mais segura, profissional e com qualidade.

 FHSFA é selecionada para projeto de Segurança do Paciente

Neste ano, a Fundação foi selecionada para participar do evento “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, projeto colaborativo lançado pelo Ministério da Saúde e os Hospitais de Excelência para orientar profissionais quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente do SUS. Após passar por um criterioso processo de seleção, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis foi selecionada para participar do projeto, sendo apadrinhada pelo Hospital de Excelência Israelita Albert Einstein.

No comments yet.