Fundação promove ações para celebrar o Mês da Saúde

- Categoria: Notícias

No mês de abril, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis realizou o “Mês da Saúde”, campanha que chama a atenção para atividades preventivas e educativas de Saúde dos  colaboradores das unidades Concórdia e Santa Lúcia. A campanha, idealizada com base no Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem o objetivo de levantar questões relacionadas à saúde alertando sobre a importância de ter hábitos saudáveis. Para discutir sobre o assunto, a Fundação abordou um tema diferente em cada semana, com ações e palestras voltadas para os colaboradores. Confira!

Semana de Segurança do Paciente

De 02 à 07 de abril, o Núcleo de Segurança do Paciente da Fundação realizou a 2ª Semana de Segurança do Paciente, evento que contou com palestras e atividades lúdicas para os colaboradores e Corpo Clínico nos setores assistenciais. Os colaboradores acompanharam a palestra sobre “RDC 36 e apresentação dos protocolos”, ministrado pelas enfermeiras da EQ Gestão Carolina Diniz e Julyene Romualdo e “Envolvimento do Paciente e Familiar na Segurança do Paciente” ministrado pela Gerente de Qualidade do Hospital Madre Tereza, Waldirene Lopes. Para a Coordenadora de Qualidade da Fundação e integrante do Núcleo de Segurança do Paciente, Érika Rocha, é fundamental disseminar a cultura de segurança do paciente entre os colaboradores. “É essencial que cada um conheça o seu papel dentro do processo assistencial visando a segurança do paciente. Para isso, o Núcleo vem trabalhando na padronização, implantação dos processos e em ações para garantir uma assistência segura e de qualidade. O evento é uma das estratégias para reforçar esse movimento mundial em prol da Segurança do Paciente”, explica.

Semana da Nutrição Clínica

Manter uma boa saúde e ter um corpo resistente a doenças se dá por meio de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários e por isso, de 09 à 15 de abril, foi celebrado a Semana da Nutrição Clínica. Dentro do ambiente hospitalar, a nutrição clínica atua no gerenciamento e balanço energético de todos os pacientes. É ela que garante que todos recebam as quantidades necessárias de proteínas e vitaminas e, para debater mais sobre o assunto, foram promovidas palestras como “Dietas da moda ou alimentação convencional?” ministrada pela Dra. Aline Stangherlin, nutricionista, mestre e doutora em Saúde do Adulto pela UFMG e “Os desafios da promoção da alimentação saudável na infância” ministrada pelas nutricionistas Eliane Novais e Pâmala Caxias fundadoras da empresa ‘Panelinhas Kids’, especializada em alimentação infantil, dentre outras.

Semana do SESMT

Para debater sobre a saúde ocular dos colaboradores, tema da Semana do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que aconteceu entre os dias 16 e 22 de abril, os colaboradores tiveram a oportunidade de realizar exames de acuidade visual, teste de visão de cores e tonometria de sopro, além de participarem de uma palestra sobre “Saúde Ocular”, ministrada pelo Dr. Rodrigo Hofman.

Semana da Humanização

Para encerrar o Mês da Saúde, a Semana da Humanização, realizada do dia 23 a 29, promoveu palestras sobre “Campanha Janeiro Branco e Promoção da Saúde Mental”, visitas especiais com os Guardiões do Riso nos setores, dentre outras ações lúdicas. Além disso, foram disponibilizados sessões de massagem e reiki para os colaboradores. Segundo a Coordenadora do Serviço Social e Vice Presidente da Comissão de Humanização da Unidade Concórdia, Danielle Cunha relaxar é essencial para a saúde e o bem-estar, embora muitas pessoas ainda sintam dificuldade em diminuir a tensão do dia a dia. “Promovemos sessões de relaxamento pensando no bem estar dos nossos funcionários, pensando na redução do estresse e alivio mental e corporal”, afirma.

 

No comments yet.