Confira os cuidados com a saúde no inverno

- Categoria: Notícias

Com a chegada do tempo seco na capital mineira e com ela, a queda da temperatura durante o inverno, a atenção com a saúde tem que ser redobrada. Nesta época do ano, é necessário ter um cuidado especial com a alimentação, manter a prática de atividades físicas e beber muito líquido para prevenir as doenças comuns da estação, como gripes e resfriados. Além disso, é muito importante também se proteger contra a hipotermia, uma situação potencialmente fatal, principalmente em idosos e crianças. Outra ação preventiva fundamental é manter o calendário de vacinas atualizado. A vacinação é o modo mais eficaz e comprovado cientificamente de proteger-se contra algumas doenças.

Confira cinco cuidados que irão te ajudar a ficar mais saudável na estação mais fria do ano!

  1. Não descuide da alimentação:

Alguns alimentos são essenciais para manter sua saúde durante o inverno. O ideal nessa época é consumir alimentos ricos em Vitamina C, como laranja e brócolis. Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas. Evite frituras e beba muita água.

  1. Higienize as mãos:

Gripes e resfriados são muito comuns nessa época. Podem ir desde uma pequena coriza até febre, fadiga e dores no corpo. Por isso, prevenção nunca é demais e a melhor forma de fazê-la é higienizando as mãos. Esse hábito tão importante previne e reduz as chances de infecções por vírus e bactérias.

  1. Cuide da sua pele:

Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante e evite sair de casa sem um bom filtro solar.

  1. Atenção com cobertores e roupas guardados:

Geralmente com o tempo frio, tiramos do fundo do armário aqueles casacos grossos e cobertores que não utilizamos o ano interno. Antes de usá-los, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente para quem tem alergias respiratórias. O ideal é lavá-los e deixa-los secando ao sol, para remover todas as impurezas impregnadas pelo tempo guardado.

  1. Renove o ar do ambiente:

É muito importante abrir as janelas durante algumas horas do dia para renovar o ar do ambiente. Deixar as janelas sempre fechadas aumenta a chance do desencadeamento de doenças virais transmitidas pelo ar. Isso vale para a sua casa, escritório e até para o  transporte público. Outra dica importante é umedecer o quarto onde irá dormir com um aparelho umidificador ou com uma bacia com água.

As orientações acima sobre alimentação, agasalho e hidratação são para todas as idades. A prevenção e os cuidados básicos com a saúde sempre são a melhor forma de evitar doenças. Em casos de dores ou sintomas, é recomendável procurar orientação médica. Previna-se!

 

Fonte: Ministério da Saúde e HSC.

No comments yet.


Você precisa estar logado para publicar um comentário.