Obras levam mais conforto e segurança para o CHSF

- Categoria: Destaque home

Atuando com sinergia e de forma planejada, setores de Manutenção e Higienização estão à frente de importantes projetos do Complexo Hospitalar São Francisco

Investir em melhorias na infraestrutura é uma das principais estratégias da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) para oferecer mais segurança, qualidade e comodidade para os colaboradores e, sobretudo, para seus pacientes. Só em 2019, por exemplo, já foram entregues importantes obras nas duas unidades do Complexo, como o novo Ambulatório de Retaguarda, a reforma da antiga UPA – criando novos espaços para diversos setores, banheiros e copa –, das salas de mamografia, Workstation, Conforto Médico, Governança Clínica e Inovação, além da revitalização do estacionamento e jardins da Unidade Concórdia e da pintura da fachada da Unidade Santa Lúcia.

Em todos esses projetos, as equipes de Manutenção e de Higienização atuaram diretamente, possibilitando que eles fossem realizados dentro do prazo e com o menor impacto possível para as pessoas. A Coordenadora de Manutenção, Portaria, Recepção e Obras da Unidade Concórdia, Adalgiza Barcelos, explica o trabalho desenvolvido pelo seu time, composto por 21 colaboradores. “Nós atuamos na avaliação dos projetos, apresentando sugestões de melhorias, e também no planejamento das ações, elaborando orçamentos e cronogramas, ou seja, trabalhamos desde a fundação até a entrega da obra”, diz.

Durante a execução do projeto, um ponto de extrema importância é a segurança das pessoas envolvidas e impactadas. Nesse sentido, a gestão do serviço precisa ser eficiente. “São aplicadas ações de acompanhamento direto e adotamos medidas relacionadas ao isolamento da área, à sinalização e ao uso de Equipamentos de Proteção Individual necessários para os colaboradores”, reforça a Coordenadora.

O Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, ressalta que todos os aspectos que envolvem as obras de expansão da Fundação passam por um planejamento minucioso, fator determinante para o sucesso da entrega. “Realizar mudanças na infraestrutura de um hospital filantrópico do nosso porte é muito complexo, porque, na maioria das vezes, temos que lidar com prazos apertados e recursos limitados. Somado a isso, precisamos seguir normas de órgãos reguladores e processos e especificações técnicas. Por isso, concentramos muitos esforços na parte de planejamento”, afirma.

Espaços mais humanizados e acolhedores

Um ambiente confortável, limpo e organizado reflete positivamente no trabalho dos colaboradores e no bem-estar e segurança dos pacientes. Nas duas situações, é o setor de Higienização que atua de forma contínua para manter os espaços prontos para serem utilizados.

No contexto das obras, a Coordenadora da Rouparia, Higienização e PABX da Unidade Concórdia, Fernanda Lopes, comenta que a sua equipe, composta por 84 pessoas, trabalha de forma integrada com a área de Manutenção. “Além das atividades diárias realizadas em todos os setores da Unidade, durante a execução e após a entrega da obra, nossas equipes realizam toda a limpeza dos ambientes, de forma que as atividades continuem sendo desenvolvidas, diminuindo o impacto para pacientes, acompanhantes e colaboradores”, comenta.

Unidade Santa Lúcia “de cara nova”

Uma importante obra entregue pelo Complexo Hospitalar São Francisco no mês de julho foi a revitalização da fachada da Unidade Santa Lúcia. O projeto, que modernizou o prédio, trazendo as cores da nova identidade da Fundação, também incluiu a sinalização completa e a pintura interna do prédio. Na Unidade, as áreas de Manutenção e Higienização são coordenadas pela Cristina Ferreira.

Fábio Melo, Supervisor de Manutenção, descreve como é fazer parte de uma ação tão importante para a Unidade Santa Lúcia e para o Complexo. “É muito gratificante concluir mais um projeto desejado por todos os clientes internos e externos. Por meio dessa iniciativa, nós reforçamos a filosofia do São Francisco, pois colocamos em prática o planejamento, muito entusiasmo e cortesia”, pontua.

O Superintendente Geral da FHSFA reforça que os resultados das obras de melhoria de infraestrutura são sentidos por todos os usuários do hospital e que novos projetos estão em andamento. “Graças ao empenho e à capacidade de planejamento da Manutenção e da Higienização, estamos criando um novo espaço para a equipe bariátrica multidisciplinar, um novo vestiário feminino e, logo mais, também começaremos a reforma da área do Serviço de Nutrição e Dietética e do refeitório. São mudanças que vão trazer ainda mais qualidade e conforto para todos”, finaliza Yankous.

Confira algumas das obras entregues pela FHSFA em 2019:

No comments yet.


Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.